Roraima tem atualmente 42.794 Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Eles podem receber o benefício pelo Programa ‘Acredita’, lançado nessa segunda-feira (22) pelo Governo Federal.
Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores. Em todo o país, são mais de 15,6 milhões de MEIs, dos quais 27.478 estão registrados em Roraima. Desse universo roraimense, os homens comandam 15.168, ou seja, (55,2%) e 12.310 (44,8%) por mulheres.
Mais dados sobre Roraima
Além disso, o estado também demonstra potencial no setor das microempresas, com 12.771 unidades desse tipo de negócio entre os mais de 6,69 milhões registrados. Por último, o setor de empresas de pequeno porte em Roraima tem hoje 2.545 registros entre os mais de 1,21 milhão em todo o país que poderão ampliar o acesso a crédito.
Entenda sobre o programa
O ‘Acredita’ está baseado em quatro eixos principais. O primeiro é um programa de microcrédito para inscritos no CadÚnico. O segundo, é para empresas, por meio do programa Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360. Há ainda uma frente que visa a criação do mercado secundário para crédito imobiliário.
Do mesmo modo, ele é um sistema de garantia de crédito, realizado através do FGO-Desenrola, que terá uma fonte de R$ 500 milhões em recursos para investimentos em 2024. O FGO-Desenrola é um instrumento de garantia destinado às instituições financeiras que operam com crédito para regularização de dívidas dos beneficiários do Faixa 1 do Desenrola Brasil. Uma importante diretriz do programa de microcrédito é que pelo menos metade das concessões são para mulheres.
Fonte: Da Redação