Uma paciente, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem do Roraima em Tempo na manhã desta quinta-feira (25) que aguarda há 25 dias para fazer uma cirurgia para retirada da vesícula no Hospital Geral de Roraima (HGR).
A mulher conta que já fazia três meses que sentia muitas dores na região do abdômen e procurava o hospital, mas sempre ocorria a sua liberação para casa após ser medicada. No dia 31 de março ela teve uma forte crise e deu entrada na unidade, onde passou por um procedimento.
“Dia 31 pela manhã eu tive uma forte crise. Me internaram no HGR, e eu comecei a tomar as medicações para desinflamar a região que estava doendo. Eles descobriram que eu estava com uma pedra no canal da bile. As pedras se deslocaram para o canal da vesícula, fiz a endoscopia e retirei a pedra”, disse.
Após a retirada da pedra do canal da bile, a paciente foi informada de que precisaria passar por outra cirurgia. Dessa vez, para retirada da vesícula. Desde então, ela aguarda para fazer o procedimento e não tem uma reposta concreta de quanto será feito.
“Me falaram que o perigo era de elas se moverem de novo, resultando em uma pancreatite. Na vesícula tem outros múltiplos cálculos. E aí poderia acontecer a mesma coisa. Eu fui à ouvidoria e na direção do HGR, mas não resolveram meu problema. Eles ficam jogando um para um para cima do outro. Os médicos falam que depende da direção e a direção fala que depende os médicos. Enquanto isso estamos aqui esperando”, declarou.
Citada
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que todos as pessoas no aguardo de cirurgias no HGR serão atendidos de acordo com os critérios de prioridade e orientação médica.
No caso da paciente, foi solicitado o exame de risco cirúrgico para que então seja feita a cirurgia.
Fonte: Da Redação