Carlos Antonio Patricio do Nascimento, de 52 anos, está há mais de oito meses aguardando resultado do exame de colonoscopia, realizado no Hospital Geral de Roraima (HGR). O exame está no Laboratório de Patologia (Laper).
De acordo com Carlos, em agosto do ano passado ele estava com um problema de sangramento no reto e por isso procurou ajuda médica. Na Policlínica Coronel Mota Mota, ele recebeu atendimento e foi orientado a fazer o exame para constatar que não havia riscos à sua saúde.
“O médico me mandou fazer o exame do colonoscopia no HGR. Eu fiz todo o procedimento, depois disso, eles pegaram os materiais coletados e encaminharam para o Laper. Com 90 dias era para eu pegar o resultado lá, mas cheguei no local e não estava pronto. Toda vez que vou lá, eles colocam um prazo de mais 20 e agora fazem 8 meses”, declarou.
Ele informou ainda que no dia 15 deste mês, a diretora do Laper havia informado que o exame ainda estava na unidade. Ou seja, ainda não tinham enviado o material para outro estado, já que aqui em Roraima, não realizam esses tipos de análises.
“O processo do exame já é demorado. A gente marca pelo SUS para fazer no HGR. E se fosse um caso mais grave? Porque se fosse, eu não estaria nem aqui falando, eu já tinha morrido. Agora a gente aguarda mais um prazo de 25 dias. Eu acredito que vai passar esses 25 dias e não vai ter resultado, porque já passou mais de 90 dias, porque vão conseguir em 25?”, questionou Carlos.
Citada
A redação do Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau). Por meio de nota, disse que houve crescimento no número de biópsias e peças cirúrgicas para análise no Laboratório de Anatomia e Patologia de Roraima e que está providenciando a contratação de novos laboratórios terceirizados para dar celeridade à análise de peças cirúrgicas e o resultado para os pacientes do SUS.
Fonte: Da Redação