Ministro da Educação vem a RR no momento em que escolas paralisam por falta de merendeiras e outras funcionam sob lonas

Camilo Santana vai lançar o programa Pé-de-Meia, o que vai reduzir a dificuldade que alunos da rede estadual enfrentam para se prepararem para o futuro em Roraima

Ministro da Educação vem a RR no momento em que escolas paralisam por falta de merendeiras e outras funcionam sob lonas
Protesto de alunos indígenas – Foto: Arquivo pessoal

Reviravolta

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) revogou a decisão da Comarca de Alto Alegre que suspendeu a diplomação do prefeito e vice eleitos na eleição suplementar que ocorreu no dia 26 de abril no município. Wagner Nunes e Irmão Max alegaram irregularidades no andamento do processo. Desse modo, a desembargadora Tânia Vasconcelos decidiu derrubar a liminar. Entretanto, o processo continua e novas reviravoltas podem acontecer.

Ministro em Roraima

Nesta quinta-feira (23), o ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Boa Vista para lançar o programa Pé-de-Meia regional e assinar o contrato com a empresa que vai gerir o Hospital Universitário. E se o ministro aproveitasse a viagem e visitasse as escolas de lona para verificar de perto em que condições os estudantes do Estado estão sendo preparados para o futuro?

Pode esperar que sim

No evento com a ministra do Planejamento que ocorreu recentemente, o assunto era as propostas do Governo Federal para o desenvolvimento de Roraima. Enquanto todos discutiam o acesso à Guiana para melhorar a exportação, o governador apresentava slides para mostrar seu ‘trabalho’ e falava de pagamento dos servidores em dia. Além disso, ele ainda levou dezenas de comissionados para o evento que ficavam gritando “cada dia melhor”. Será que Denarium vai fazer tudo isso novamente?

Sem merendeiras

Alunos de várias escolas indígenas estaduais fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (22) para cobrar a contratação de merendeiras. Em algumas unidades, as atividades escolares foram até suspensas, pois já são cinco meses de aula sem a merenda para os estudantes. De acordo com os manifestantes, haverá uma nova manifestação na sexta-feira (24), em frente à Secretaria de Educação (Seed). Uma fonte desta coluna informou que essa manifestação poderá ser adiantada para hoje, devido à presença do ministro da Educação em Boa Vista.

Obscuro

Em nota, o Governo de Roraima informou que cancelou o processo seletivo para contratação de merendeiras. Isso porque a Procuradoria do  Estado orientou a contratação de empresa terceirizada. Mas acontece que, ninguém sabe como o Governo contratou a empresa, pois a Seed afirmou que divulgaria nesta quarta-feira, 22, o cronograma de atendimento e recebimento da documentação dos candidatos, que deve iniciar nesta sexta-feira, 24. Foi uma contratação relâmpago? Sabe-se que a contratação de uma empresa por meio de uma licitação demora no mínimo seis meses. Isso se o processo ocorrer de forma totalmente dentro da lei. E tem mais: contratação de merendeiras é algo que se faz de forma planejada e não de emergência, pois todos os anos as escolas precisas dessas profissionais. Logo, o processo de contratação da empresa terceirizada poderá estar com indícios de irregularidades.

Governador demitiu merendeiros concursados

O governador Antonio Denarium demitiu mais de uma dezena de merendeiros concursados na semana passada. As publicações estão no Diário Oficial do Estado. Ou seja, enquanto ele demite os merendeiros, as escolas paralisam atividades justamente pela falta desses profissionais. E ainda assim, tem muita gente que diz que está tudo indo muito bem no atual Governo.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x