O cantor, músico, produtor cultural e apresentador Joemir Guimarães recebeu uma grande homenagem na noite dessa terça-feira (4), no Boa Vista Junina 2024. Ele foi tema da quadrilha Xamego na Roça, que encheu o tablado de emoção.
Em resumo, o grupo conta a história desde a infância até a fase adulta de Joemir com lindas coreografias, trajes coloridos e um cenário interativo, por meio do tema “O canto forte ecoou”.
“A gente tem um trabalho de parceria muito longo. Nada mais justo do que homenagear em vida. Eu prefiro assim. Depois que partiu, a história é outra. Legal é quando está em vida, que a gente consegue emocionar a pessoa, reconhecer. É um cara superbacana e que realmente merece ser homenageado”, ressaltou o coordenador geral da quadrilha, Sabá Moura.
Xamego
Criada em 1992 no município de Mucajaí, Xamego na Roça compõe a cena cultural de Roraima há 32 anos. E Joemir Guimarães também faz parte dessa jornada. Ele chegou a produzir várias músicas para o grupo ao longo desses anos. A canção em homenagem ao artista e tocada no tablado tem no trecho palavras lindas como:
“Que veio pra Roraima se aventurar, nas terras de Makunaima. Sua história ele criou, nesse solo tão sagrado suas músicas ecoou […]. A Xamego traz a história desse grande cantor que tanto feitos fez e aqui se consagrou”.
Para o artista, é muito gratificante ter a história de vida contada em uma apresentação junina.
“Eu agradeço primeiro a Deus e amigos que fazem parte da nossa vida. Eles contam um pouco da minha vida, de quando eu saí de Campina Grande e cheguei até Roraima. Esse ano a Xamego na Roça faz essa homenagem ao seu amigo Guimarães. É muito emocionante participar”, disse Joemir.
Conheça Joemir Guimarães
Natural de Campina Grande, na Paraíba, Joemir Guimarães iniciou a carreira musical em 1968. Ele já participou de bandas como Xaxado da Paraíba bem como Confete e Serpentina, esta última especialista em marchinhas e frevos de carnaval.
Guimarães chegou em Roraima no ano de 1992 para fazer um show e voltou quatro anos depois, dessa vez para ficar. Além de músico, cantor, assim como compositor e produtor cultural, ele também é locutor da Rádio 93 FM e acumula 22 anos de emissora.
Fonte: Da Redação