As três ações de cassação contra o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas) aguardam a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia para entrar na pauta de julgamento.
Como presidente da Corte Eleitoral, é a magistrada quem define quais itens entrarão nas pautas dos julgamentos, e quando. Em sua primeira sessão à frente de novo mandato no Tribunal, um vereador do Paraná teve o seu mandato cassado.
A ministra Carmen Lúcia tomou posse na segunda-feira (3), substituindo Alexandre de Moraes no TSE.
Os três processos contra o governador de Roraima já têm parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) rejeitando os recursos. Além disso, todos estão conclusos para entrar em julgamento. A ministra Isabel Gallotti é a relatora.
Denarium teve o mandato cassado por três vezes no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por conduta vedada. Eles criou programas sociais no ano das eleições e distribuiu renda e cestas básicas, além de reformar casas de eleitores.
Além disso, o governador ainda enviou R$ 70 milhões para as Prefeituras em que os prefeitos apoiavam sua reeleição em 2022. Isso sob um cenário de calamidade por causa das chuvas em Roraima, que conforme o TRE-RR tratava-se de um cenário criado.
Fonte: Da Redação e CNN