Parece clichê afirmar que relacionamentos são como plantinhas sensíveis que necessitam de adubos especiais, luminosidade, uma boa sombra e água para se manterem saudáveis. Ainda existem pessoas que acham que para manter um relacionamento saudável e harmonioso basta comprar vários presentes e sair para jantar fora neste dia do ano, quando na verdade a pessoa amada quer apenas maior atenção, carinho, respeito e muito amor ao longo do relacionamento.
Diz o ditado popular que “quem ama cuida” e, isso é uma verdade inconteste. Quem ama de verdade demonstra isso através de gestos românticos, palavras carinhosas e atenção real ao que o(a) outro(a) diz e sente, enfim, se importar com a pessoa amada. Existem várias vertentes que podem ser abordadas para se falar de cuidados com a saúde emocional de um relacionamento, porém iremos focar de forma simples em algumas atitudes que ajudam nesse processo de manutenção e bem-estar de uma relação.
Em atendimentos clínicos de casais no consultório físico e/ou on line, uma das maiores queixas de ambos é da falta de diálogo, falta de cuidado e de atenção que se foi perdendo com o tempo de relacionamento. Não necessariamente os casais em seus relacionamentos têm de sufocar um ao outro com excesso de atenção, pois existem momentos em que a outra pessoa quer também um tempo só para si e isso deve ser respeitado. Portanto, não seria errado afirmar que uma relação saudável é aquela onde exista transparência de ambos, diálogo afetivo e espaço para melhorias e acordos saudáveis.
Bom ressaltar que para se manter um relacionamento saudável não existe uma espécie de “receita de bolo”, ou seja, que se aplicarmos aquela “fórmula mágica” tudo vai virar flores, por isso a ajuda de um profissional da Psicologia pode ter papel importante para ajudar o casal a manter em dia, tanto a individualidade de cada um, quanto a harmonia dentro da relação. No entanto, existem algumas estratégias simples, mas muito eficientes, que contribuem sobremaneira para a saúde de um relacionamento, vejamos algumas a seguir:
– O diálogo honesto e aberto entre o casal é fundamental. Aproveitem aqueles momentos descontraídos a dois e falem sobre como ambos se sentem e, compartilhem as suas preferências e expectativas. Caso haja algo que um ou outro não esteja gostando no(a) parceiro(a), fale abertamente e sem apontar o dedo na face ou jogar a pessoa contra a parede. Jamais presuma que o outro sabe ou que tenha a obrigação de saber o que se passa com você, as coisas que você gosta ou mesmo adivinhe se naquele momento você acordou de bom humor ou não. Na vida real nem os relacionamentos que já duram anos isso ocorre, pois, jamais poderemos afirmar que o outro sabe exatamente tudo o que nos agrada, pois vivemos em constantes mudanças e perspectivas e, o que fazia sentido para o casal lá no início da relação, no momento atual pode não fazer mais.
-O contato físico e visual de cumplicidade também alimenta o amor mútuo, se abracem mais, fiquem de mãos dadas quando saírem em público ou mesmo assistindo um filme em casa, permitam-se envolver em uma única sintonia. Estudos comprovam que abraçar quem se ama faz com que o corpo libere hormônios do prazer e levam ao relaxamento do organismo, bem como, o abraço transmite segurança, fazendo com que o vínculo entre o casal se fortaleça.
– Façam planos a curto, médio e longo prazo para o futuro, pois isso representa uma das maneiras mais eficazes de fortalecer a relação, porque permite que o casal trace um objetivo em comum e busque caminhar na mesma direção. Intercorrências sempre irão ocorrer, mas os momentos difíceis que todo casal passa, têm de ser superados com maturidade, inteligência, franqueza, compreensão e muito carinho. Saibam perdoar um ao outro, ainda que tal passo possa parecer difícil diante das cobranças de terceiros, lembrem-se: quem vive o relacionamento é o casal e não a família e/ou os amigos(as).
– Orgulhem-se um do outro e façam elogios sinceros, pois isso gera admiração entre ambos, o que solidifica a relação, trazendo mais segurança e confiança. Nunca entrem numa disputa infrutífera e infantil para mostrar que um é melhor que o outro, esse tipo de disputa apenas levará a relação ao fracasso e ao desrespeito, que muitas vezes desemboca em agressões verbais e físicas.
– Por fim, comemorem as datas importantes, assim manterão viva a chama que os uniu lá no início da relação, pois fortalecerá a sintonia do casal e, essa dica serve para todos os casais com ou sem filhos e mesmo para aqueles que já são avós. Não esqueçam de se beijar muito, pois o beijo é o maior símbolo físico do amor que se sente um pelo outro. Festejem o amor!
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131