A Operação Catrimani II deu continuidade às ações de desintrusão de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami (TIY) na última sexta-feira (21). A ação resultou na destruição de novos acampamentos e equipamentos que auxiliavam no desenvolvimento de atividades ilegais na região.
Os acampamentos se encontravam em uma área de difícil acesso, rodeada por florestas, na região de Surucucu. Em articulação com a Casa de Governo em Roraima, as equipes da Polícia Federal, Ibama e do Comando Conjunto destruíram dois acampamentos. Eles estavam estruturados com barracas, colchões, cozinha com freezer, fogão e outros utensílios, assim como quatro motores e dois geradores de energia.
Comando Conjunto Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta coordenada pela Casa de Governo de Roraima, com a participação dos órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, empregando meios, de forma temporária e episódica, na Terra Indígena Yanomami (TIY), no Estado de Roraima.
O objetivo da operação é o cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
Fonte: Da Redação