Durante voo de reconhecimento de área na Terra Indígena Yanomai, em Roraima, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou e destruiu um helicóptero clandestino que sobrevoava o território neste domingo (23). A ação ocorreu com o apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Força Nacional.
A aeronave foi vista em atitude suspeita e a baixa altitude, utilizando os rios e vales entre os morros para tentar se camuflar. A PRF tentou fazer contato via rádio e questionou aos órgãos de controle aéreo sobre a identificação do helicóptero em contato radar. Diante das negativas, a equipe iniciou acompanhamento.
A ação perdurou por pouco mais de 2 horas, até que a aeronave pousou em uma área de mata fechada, devido à provável falta de combustível. Os ocupantes desembarcaram e fugiram para o interior da região de floresta.
Na sequência, a força-tarefa fez o desembarque tático, segurança do perímetro e, por fim, destruiu o helicóptero.
A aeronave flagrada em sobrevoo na Terra Yanomami tinha a matrícula no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) de um avião. Após a conclusão da missão, a equipe retornou à base em Boa Vista.
Fonte: Da Redação