Interessados em participar da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 devem se inscrever, por meio do Sistema Revalida, até a próxima sexta-feira (28). O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição o diploma de graduação em medicina deverá ser enviado apenas após a inscrição, no período do recurso das versões preliminares, previsto para entre 28 de agosto e 1º de setembro. Caso não possua o diploma, o participante poderá apresentar a declaração ou então certificado de conclusão de curso.
Ainda segundo o Inep, a declaração ou o certificado de conclusão de curso deve conter a comprovação de conclusão de todo o componente curricular obrigatório do curso de medicina realizado no exterior, inclusive de eventuais internatos, estágios obrigatórios e/ou provas finais de graduação, além de menção específica quanto à condição de expedição do diploma em trâmite.
A documentação comprobatória de conclusão de curso em idioma diferente da língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola deverá estar acompanhada de tradução juramentada.
Provas
As provas do Revalida 2024/2 acontecem no dia 25 de agosto em Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. Confira o cronograma completo:
- Inscrições: 24 a 28 de junho
- Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 24 a 28 de junho
- Divulgação da nota de corte: 10 de julho
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 30 de julho
- Aplicação: 25 de agosto
- Envio da documentação comprobatória de conclusão de curso: 28 de agosto a 1º de setembro
- Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 1º de outubro
- Resultado final da 1ª etapa: 25 de outubro
Entenda
O Revalida é composto por duas etapas, teórica e prática, que abordam cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e, por fim, comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências, assim como conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Agência Brasil