Impeachment
A Assembleia Legislativa acatou o pedido de impeachment do governador Antonio Denarium protocolado recentemente pelos políticos Rudson Leite, Fábio Almeida e Juracy Escurinho. Durante a sessão desta terça-feira (2) o presidente da Casa, Soldado Sampaio, deu prazo de 72 horas para que representantes dos partidos que possuem cadeira na Casa indiquem deputados para compor a comissão que vai analisar o pedido.
Denúncias são graves
Sampaio afirmou que não há dúvidas de que as denúncias que os políticos apresentaram são gravíssimas. Além disso, ele também considerou que “há indícios de autoria, considerando a responsabilidade do governador apresentada nos autos”.
Robustez
Sem dúvida, de todos os sete pedidos de impeachment que constam na Assembleia, este é o de maior robustez. São dezenas de páginas que discorrem uma série de irregularidades como abuso de poder político e econômico, desvio de recursos públicos, nepotismo, superfaturamento de contratos e gestão inadequada de programas sociais, bem como recursos destinados à saúde e infraestrutura. Agora resta esperar para ver se os deputados serão eficientes ou, mais uma vez, serão complacentes com as irregularidades e imoralidades da atual gestão do Governo.
Opinião pública
É de fundamental importância que a população acompanhe esse tipo de processo com muita atenção. Isso porque a opinião pública deve estar carregada de conhecimento sobre cada andamento que se dá. Além disso, é importante saber como cada deputado se posiciona com relação às acusações e provas. Pois também é importante que eles estejam alinhados com a vontade da população.
Exemplo
Um grande exemplo da importância disso, são os outros seis pedidos de impeachment, com acusações e provas que chegaram à ALE, mas nunca andaram. E ninguém nunca ouviu qualquer deputado se posicionar, cobrar e nem nada. Nenhuma reação. Mas enfim, todos sabem o motivo.