O Governo Federal anunciou 29 novas vagas do programa Mais Médicos que serão distribuídas estrategicamente em sete municípios de Roraima. O Ministério da Saúde incluiu no processo de seleção vagas destinadas ao regime de cotas.
- Confira o edital de chamamento público.
“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos”, celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio”, acrescentou a ministra.
Com a publicação do novo edital para preenchimento de novas vagas, o Ministério da Saúde vai enviar médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social.
Os profissionais vão receber bolsa-formação de R$ 14.058/mês, paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, assim como a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.
Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros. Contudo, os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
Fonte: Da Redação