Caso Romano dos Anjos: sequestro de jornalista de Roraima segue sem desfecho na Justiça

Crime ocorreu há quase quatro anos, quando o apresentador foi sequestrado e torturado. Sete policiais militares, um ex-servidor da ALE-RR e o ex-deputado Jalser Renier são réus pelo caso e aguardam decisão da Justiça

Caso Romano dos Anjos: sequestro de jornalista de Roraima segue sem desfecho na Justiça
Romano foi sequestrado dia 6 de outubro do ano passado – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Nonato Sousa

No dia 26 de outubro de 2020, Romano dos Anjos jantava com a esposa Nattacha Vasconcelos quando três bandidos armados e encapuzados invadiram a residência do casal e sequestraram o jornalista. Ele foi torturado e deixado em uma área rural de Boa Vista, com pés e mãos amarrados. Quase quatro anos depois, o crime segue sem desfecho na Justiça.

Romano foi encontrado com o braço quebrado e as pernas lesionadas, próximo a uma árvore na região do Bom Intento. Após quase um ano de investigações, o Ministério Público de Roraima deflagrou a primeira etapa da Operação Pulitzer, juntamente com as polícias Civil e Miliar, no dia 16 de setembro de 2021. Na ocasião, seis PMs e um ex-servidor da Assembleia Legislativa de Roraima foram presos:

  • Tenente-coronel Paulo Cézar Lima Gomes
  • Subtenente Clóvis Romero Magalhães Sousa
  • Subtenente Nadson José Carvalho Nunes
  • Major Vilson Carlos Pereira Araújo
  • Sargento Gregory Thomaz Brashe Júnior
  • Soldado Thiago de Oliveira Cavalcante Teles
  • Luciano Benedicto Valério (ex-servidor da ALE).

Menos de um mês depois, Jalser Renier foi preso na segunda fase da Operação Pulitzer, acusado de ser o mandante do sequestro. À época, ele era deputado estadual.

No mesmo dia, outros três policiais também foram presos: Moisés Grangeiro, Natanael Felipe e Bruno Inforzato. Este último respondia apenas por obstrução de justiça, crime retirado da lista de acusações.

Em liberdade

Renier ficou preso por cinco dias. Com justificativa de imunidade parlamentar, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) então concedeu liberdade a Jalser com uso de tornozeleira eletrônica. Ele está solto desde então.

No dia 26 de outubro de 2021, o Ministério Público denunciou Jalser Renier por oito crimes no caso Romano dos Anjos. E em setembro de 2022, ele teve o mandato cassado na Assembleia Legislativa após 27 anos ininterruptos como deputado em Roraima.

Várias pessoas se reuniram em frente à ALE-RR no dia da votação que cassou o mandato de Jalser Renier

Outros réus acusados de envolvimento no sequestro do jornalista também foram soltos pela Justiça com medidas cautelares, no dia 11 de outubro de 2022, um dia após Romano dos Anjos voltar a apresentar na TV Imperial. Os militares faziam a segurança do deputado, enquanto o ex-servidor da ALE agia no setor de inteligência da Casa.

As oitivas do caso iniciaram em agosto do ano passado. A finalidade desse tipo de audiência é produção de provas orais em que são ouvidas todas as partes do processo, entre elas, as testemunhas.

Sem tornozeleira e de volta ao trabalho

Em março deste ano, a Justiça de Roraima autorizou a retirada da tornozeleira eletrônica dos réus, incluindo o ex-deputado Jalser Renier. A única exigência é para que eles não se aproximem das vítimas e testemunhas do caso. Os acusados também foram autorizados a voltar ao trabalho.

Atualmente, o sargento Gregory Thomaz Brashe Júnior presta serviço no interior do estado e é pré-candidato a vereador em Bonfim pelo PSDB. O lançamento oficial aconteceu em abril.

O subtenente Clóvis Romero Magalhães Sousa está em serviço administrativo no Comando de Policiamento da Capital (CPC). Do mesmo modo, o major Vilson Carlos Pereira Araújo trabalha no setor de convênios da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O soldado Thiago de Oliveira Cavalcante Teles está no Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro). Além disso, Moisés Grangeiro e Natanael Felipe estão na reserva remunerada.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x