O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), se posicionou sobre a eleição na Venezuela, ocorrida no último domingo (28). Em vídeo, ele considerou a falta de transparência como um ataque à democracia e pediu posicionamento do Governo Federal brasileiro.
“Eu tô acompanhando desde cedo muito indignado mais esse ataque à democracia na Venezuela. A gente não pode aceitar tanta fala de transparência nas eleições. É preciso revisar esses resultados, tudo isso para garantir que a vontade da população que vai prevalecer. E nesse momento é fundamental que o Governo Federal brasileiro tenha um posicionamento firme exigindo toda a comprovação da apuração dos resultados”, disse.
O chefe do Executivo municipal também demonstrou preocupação com a possibilidade da intensificação da migração de venezuelanos. Conforme ele, isso traria consequências para a capital, que recebe a maioria dos migrantes.
A gente sabe que toda essa instabilidade vai acabar trazendo consequências aqui para Roraima e para Boa Vista. Tudo que a gente tá vendo na TV, mais uma crise, esses conflitos, tudo isso tem grandes chances de aumentar o número de pessoas migrando para cá e a gente não tem com segurar isso sozinho. Vai ser mais e mais pessoas doentes, vítimas de uma ditadura que vão estar pedindo socorro nas nossas unidades de saúde. Milhares de pessoas vão cruzar a fronteiras e chegar aqui sem ter nem o que comer”, explicou.
Por fim, Arthur ressaltou a importância da democracia, cobrou ajuda e posicionamento do Governo Federal e pediu a presença do Exército Brasileiro na fronteira.
“A gente torce pelo futuro da Venezuela. A gente quer que realmente mude o rumo, entre num ciclo de desenvolvimento. Mas, para isso, a democracia é fundamental. Então o Governo Federal, Brasília precisa ajudar de verdade e o Exército tem que estar preparado na fronteira”.
Apoio
Gestor do município mais afetado pela migração venezuelana, Arthur Henrique teve o posicionamento apoiado pela população.
No início da manhã desta terça-feira (30), o vídeo do prefeito já contabilizava mais de 100 mil visualizações, 10 mil curtidas, 1.000 comentários e 1.300 compartilhamentos.
Arthur também recebeu apoio de políticos como o deputado Marcinho Belota, bem como dos vereadores Bruno Perez e Julyerre Pablo.
Por Rosi Martins