Roraima tem mais de 130 presos com doenças transmissíveis

Incidência de doenças como tuberculose, HIV, sífilis, hepatite e hanseníase foi maior entre homens, com 94,96% do total de casos registrados até dezembro de 2023

Roraima tem mais de 130 presos com doenças transmissíveis
Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

Roraima registrou 139 presos com doenças transmissíveis no segundo semestre de 2023 (julho a 31 de dezembro). O dado é do relatório de Informações Penais (Relipen).

Conforme o documento, o maior número de casos foi de tuberculose (75), seguido de HIV (48), sífilis (11) e hepatite (4). A doença com menos registros em Roraima foi hanseníase, com apenas um preso infectado.

A incidência das doenças foi maior entre homens, com 132 casos (94,96%). Já em mulheres, foram registrados 6 casos de HIV e apenas um de sífilis (5,03%).

Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que todas as unidades prisionais contam com equipes de saúde completas de atenção básica que acompanham diariamente os internos.

Disse ainda que além do tratamento adequado para todos os casos identificados, fazem ainda testagens rotineiras e outras medidas profiláticas para prevenir e minimizar eventuais contágios e transmissões.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x