Iluminação do mirante marca início da Campanha Agosto Lilás em Boa Vista

Ação visa sensibilizar a população para o combate à violência doméstica e luta pelos direitos das mulheres

Iluminação do mirante marca início da Campanha Agosto Lilás em Boa Vista
Foto: Divulgação/Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nessa terça-feira, 6, as ações da Campanha Agosto Lilás. E para isso, iluminou o Mirante Edileuza Lóz, localizado no Parque do Rio Branco, de forma simbólica, buscando sensibilizar a população para o combate à violência doméstica e luta pelos direitos das mulheres.

Durante o mês, diversas ações de saúde, segurança, bem-estar social, assim como palestras acontecerão na cidade, zona rural e comunidades indígenas. De acordo com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, a campanha é voltada a homens e mulheres.

“Vamos conversar com mulheres para que elas possam se empoderar, identificar atos de violência e denunciar. Trabalhamos com grupos de homens também, para que se conscientizem sobre esse assunto”, disse.

Campanha Agosto Lilás

Vão desenvolver as ações da campanha Agosto Lilás de 2024 a Secretaria Municipal de Gestão Social em parceria com outras pastas, a exemplo da SMST. A servidora pública Romênia Cunha participou da cerimônia de abertura da campanha e afirma que a ação é importante para mudanças na sociedade.

“É um mês de muito cuidado, ensinamento, escuta e reflexão para todos. É uma campanha super válida para a população de Boa Vista e todo o país, pois chama todos nós para refletir sobre nossos comportamentos e mudanças verdadeiras e eficazes de atos violentos contra a mulher”, contou.

Prefeitura de Boa Vista no combate à violência

O município conta com a Patrulha Maria da Penha, criada em 2015. Desde então, os profissionais garantem o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPUs), expedidas pelo Poder Judiciário. Compõe a patrulha 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens.

Ainda, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social, a prefeitura oferta serviço de acolhimento a vítimas de violência contra a mulher no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os dados mostram que 84 mulheres foram atendidas nos últimos dois anos.

Resultado de uma parceria da prefeitura com o TJ/RR, o projeto “Maria Vai à Escola” é desenvolvido na rede municipal de ensino e já alcançou 30 escolas e 4.153 alunos. São oito aulas temáticas sobre a Lei Maria da Penha, com metodologias que estimulam reflexões e incentivam os alunos a expressarem suas opiniões.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x