Servidoras públicas de Boa Vista participam de ação com foco na saúde e combate à violência doméstica em alusão à campanha ‘Agosto Lilás’

Palestra sobre a Lei Maria da Penha e atendimentos na Carreta da Mulher marcaram a programação

Servidoras públicas de Boa Vista participam de ação com foco na saúde e combate à violência doméstica em alusão à campanha ‘Agosto Lilás’
Palestra do Agosto Lilás – Foto: Divulgação/Semuc/PMBV

Cerca de 200 servidoras da Prefeitura de Boa Vista participaram nesta quarta-feira, 14, de uma programação exclusiva da Patrulha Maria da Penha, como parte da Campanha Agosto Lilás. O evento, organizado pelas secretarias de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e Gestão Social (Semges), teve como objetivo sensibilizar as participantes sobre os tipos de violência doméstica e promover cuidados com a saúde feminina.

A programação começou com uma palestra informativa sobre a Lei Maria da Penha, abordando os diferentes tipos de violência doméstica. O momento tinha o objetivo de ensinar as servidoras a reconhecer sinais de abuso, tanto em suas vidas pessoais, quanto no ambiente de trabalho. Além de encorajar as mulheres a denunciarem casos de violência.

“Essa é mais uma ação da Patrulha Maria da Penha no combate à violência contra a mulher. Estamos recebendo as servidoras municipais para um momento onde o intuito é sensibilizar e conscientizar o maior número delas sobre os crimes da Lei Maria da Penha, além de explicar o trabalho que realizamos para que ela possam sair do ciclo de violência em que estão ou podem vir a estar”, Jessyka Pereira, coordenadora da Patrulha.

Atendimento ágil e de qualidade

Como parte da programação, as participantes também tiveram acesso a serviços de saúde por meio da Carreta da Mulher, que esteve disponível no local. As servidoras puderam fazer o preventivo, mamografia e consultas ginecológicas. Os atendimentos na Carreta reforçaram o compromisso da prefeitura em oferecer suporte integral às servidoras, cuidando da segurança e da saúde das participantes.

Quem aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde foi a técnica em enfermagem do programa Família Que Acolhe (FQA), Klarisse Souza. Na carreta, ela fez o preventivo e passou pela consulta com a médica ginecologista. “Quando perguntaram no trabalho quais servidoras gostariam de participar eu topei na hora, principalmente pelos serviços da Carreta. É a primeira vez que eu sou atendida aqui e achei muito rápido”, comentou.

A administradora da Carreta, Millena Araújo, avaliou de forma positiva a parceria do evento com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). “Muitas vezes, essas servidoras não têm tempo de conseguir se cuidar, pelo trabalho e a correria do dia a dia. Então, é muito importante ter um momento como esse, direcionado a essas mulheres, para que elas se cuidem”, pontuou.

Trabalho multidisciplinar

A secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, esteve presente no evento e, assim, reforçou o trabalho multidisciplinar que a Patrulha Maria da Penha desde a sua implantação, em 2015. Além disso, ela destacou a importância das servidoras serem multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos na ação, visando alcançar o maior número de mulheres.

“Este evento, hoje, é mais um exemplo do trabalho que a Patrulha realiza ao longo de todo o ano, sempre focada em proteger e cuidar das nossas mulheres. A integração de diferentes áreas, como segurança, saúde e social, é fundamental para o enfrentamento da violência doméstica e só fortalece o nosso compromisso com a integridade física, mental e emocional de todas as mulheres de Boa Vista”, disse.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x