Especulações 1
Muitas são as especulações sobre o motivo do novo adiamento do julgamento do recurso do governador Antonio Denarium (Progressistas). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltaria a julgar o processo na noite de ontem (20), mas suspendeu novamente. Veículos nacionais de imprensa acompanham o caso com muito interesse, visto que, Denarium é o único governador do país que aparece em rede nacional constantemente por escândalos de corrupção, desvio de verbas, maternidade de lona e etc. Assim, ele virou uma figura de interesse nacional. Além disso, ele era considerado o governador mais bolsonarista do país. E, como todos sabem, Jair Bolsonaro tem forte discurso anticorrupção e tem 70% de aprovação dos roraimenses.
Especulações 2
Mas, voltemos ao assunto inicial: todos os veículos nacionais noticiaram que o julgamento deve ser retomado nas próximas semanas. Apenas um veículo de Roraima afirmou que, conforme fontes, a presidente do TSE achou melhor não julgar um governador em época de eleições. E disse ainda que a nova data deve ser marcada após o processo eleitoral. Será?
Motivações
O fato é que, depois que o deputado Duda Ramos denunciou que Denarium andava falando por aí que seu operador negociou um pedido de vistas, o TSE suspendeu o julgamento. Carmem Lúcia, inclusive, até determinou a leitura do relatório e a sustentação oral dos advogados, tanto de defesa, quanto de acusação. Depois disso, os ministros tiveram uma semana para estudarem o processo. Agora, com a nova suspensão, eles ganharam mais tempo. Desse modo, não é possível que nenhum dos sete ministros queira arriscar sua reputação e do próprio judiciário brasileiro com um pedido de vistas. Além da denúncia do deputado, eles ganharam tempo de sobra para analisar o processo e julgar sem ressalvas.
BSB 1
De acordo com uma fonte do Palácio Hélio Campos, desde a divulgação da retomada do julgamento para esta terça-feira (20), que Denarium viajou novamente para Brasília. Mas, desta vez, ele não postou nada nas redes sociais como da outra vez que fez questão até de mostrar que viajava de voo comercial. Mas é bem curioso essa ida de Denarium para a capital federal, onde está situado o TSE e em silêncio total. Por que será?
BSB 2
Além de Denarium, outros políticos viajaram para Brasília após a nova data do julgamento. Entre eles, os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (Progressistas), além do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos). O que será que todos eles estão fazendo por lá nesses dias?