Professor da UFRR lança livros em evento de comunicação em Santa Catarina

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação vai acontecer em setembro. Obras, ‘Formação em Jornalismo’ e ‘De A a Z – 101 entrevistas ‘ resultam de pesquisa e também trabalho desenvolvido com alunos do curso de jornalismo da instituição

Professor da UFRR lança livros em evento de comunicação em Santa Catarina
Foto: Arquivo Pessoal

O professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Edileuson Almeida, vai lançar dois livros durante importante evento da comunicação, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Este ano, o encontro ocorre em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, de 3 a 6 de setembro.

Conforme explicado por Edileuson, o Intercom reúne diversas programações. Uma delas, é o 20º Encontro com autores – Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom) que vai acontecer no dia 3 de setembro às 18h e, é nesta ocasião que vai acontecer o lançamento das obras.

“O Intercom se trata do maior evento da América Latina com cerca de 5 mil participantes entre estudantes, profissionais, professores e pesquisadores. Há quase 20 anos que participo do Intercom e este ano, será com uma satisfação maior”, disse.

Sobre as obras

Do mesmo modo, o professor também explicou do que se tratam as obras. São elas:

O livro Formação em Jornalismo – A obra traz, coletâneas, teses, dissertações e artigos científicos de revistas e de anais que tratam sobre a formação superior em jornalismo no Brasil e que foram publicados entre 2001 e 2013. Como resultado, a pesquisa analisou cerca de 400 documentos produzidos e publicados entre 2001 e 2013 por professores, pesquisadores e escritores brasileiros.

Já o segundo livro, De A a Z – 101 entrevistas – É uma coletânea com 101 entrevistas do programa 30 minutos de Notícias, da rádio Universitária.

O noticiário bilíngue (português e espanhol) contou com a participação de 18 discentes dos cursos de Jornalismo e Artes Visuais da UFRR. Bem como sete radialistas venezuelanos – radicados na Argentina, na Bolívia, no Brasil e na Venezuela – e uma estudante de ensino médio de Pacaraima.

Além disso, o livro é uma boa dica para para a disciplina de radiojornalismo e também para quem pretende realizar entrevistas em emissoras de rádio.

Por fim, Edileuson ressaltou a importância do evento e a sua participação que evidencia o trabalho feito em parceria com alunos do curso de jornalismo da UFRR. “É um espaço para a atualização profissional, novos contatos para pesquisas e imersões científicas […] podemos apresentar resultados de pesquisas que realizamos na UFRR, com o lançamento de duas obras, uma delas, fruto da parceria e envolvimento de estudantes de jornalismo”, finalizou.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x