Mormaço Cultural: maior festival multicultural de Roraima tem arte, gastronomia e muita música

Evento no Parque do Rio Branco conta com shows de artistas nacionais e da terra nos palcos Sol e Lua

Mormaço Cultural: maior festival multicultural de Roraima tem arte, gastronomia e muita música
Festival Mormaço Cultural – Foto: Divulgação/PMBV

Atmosfera acolhedora, vibrante e uma programação diversa consolidaram o Mormaço Cultural como um ponto de encontro para a celebração da cultura. A edição desse ano começou nesta sexta-feira (30) e a primeira noite já contou com espaço gastronômico, arena hip hop, peças teatrais e artistas da terra e nacionais, que empolgam o público nos palcos Sol e Lua. Tudo isso, às margens do Rio Branco, o maior cartão-postal de Boa Vista.

Joelma, DJ Toniolli, Bloco do Mujica, Hungria, bem como Paraquedas foram as atrações do palco Lua na primeira noite do Mormaço Cultural. Já no palco Sol, a alegria fica por conta de Marina Sena, DJ Larissa Meraki, Black Dhalia, Marcelo Falcão, Ponto 3, assim como Ride Blue. Além disso, o festival conta ainda com espaços instagramáveis, Rampa de Skate, Arena Hip-Hop e Feira Gastronômica.

Evento para toda a família

Famílias, crianças, idosos e pets ocupam as margens do Rio Branco para celebrar e colecionar memórias inesquecíveis da 3ª edição do festival. De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, como todo evento da Prefeitura de Boa Vista, o Mormaço Cultural é pensado para todas as idades.

“O festival tem uma programação plural através de um recorte curatorial que é diversificado e contempla linguagens como teatro, dança, circo, música, gastronomia e tantas outras. A importância do Mormaço com essa programação é refletir em um planejamento para todo mundo, inclusive para as famílias. É realmente uma diversidade cultural que a gente oferece, seja no Parque do Rio Branco ou no Teatro Municipal de Boa Vista”, disse.

Ao longo dos anos, o festival ganhou o carinho e aprovação do público, que aguarda ansioso por cada edição. Desse modo, a pedagoga Edna Soares conheceu o evento na edição do ano passado e se apaixonou pelo festival. “Neste ano estarei aqui durante os três dias de Mormaço. No domingo, eu vou trazer meus filhos para o Mormaçinho. A organização está impecável, com segurança ímpar”, contou.

Fomento à economia

O Mormaço Cultural tem atravessado os limites geográficos de Roraima e, assim, tem atraído empreendedores de outros estados. Michela Aguiar comercializa comida regional e veio de Manaus para trabalhar no maior festival multicultural do estado. “É a segunda vez que estou trabalhando no Mormaço. A minha primeira experiência foi incrível. Maravilhosa. Esse evento tem sido uma oportunidade para aumentar o faturamento do meu empreendimento com resultado muito positivo”, contou.

Segurança do festival

Para garantir um evento tranquilo, a Prefeitura de Boa Vista montou um esquema de segurança para que todos possam se divertir sem intercorrências. Mais de 393 agentes estarão no Parque do Rio Branco, entre Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e segurança privada. A Central de Monitoramento também faz parte da força-tarefa no festival.

Serviços institucionais

No Mormaço também tem espaço para serviços institucionais da Prefeitura de Boa Vista. O público tem à disposição vacinação, testagem rápida, aferição de pressão e posto médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para mamães e papais com crianças, o espaço do festival ainda disponibiliza o cantinho da amamentação e fraldário do programa Família que Acolhe (FQA).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x