A Polícia Federal já apreendeu mais de R$ 1 milhão somente nesta semana em Boa Vista. A instituição confirmou a informação à equipe de reportagem da TV Imperial na tarde desta sexta-feira (6).
Em uma das abordagens, que ocorreu na quarta-feira (4), os policiais apreenderam uma grande quantidade de dinheiro e material de campanha da candidata a vereadora Delchelly, do Republicanos, que atuou até abril deste ano como secretária adjunta da Infraestrutura do Governo. A secretaria é comandada pelo vice-governador, Edilson Damião.
Nesta sexta-feira (6), a PF apreendeu uma mochila com R$ 500 mil, no Centro de Boa Vista. A ação policial ocorreu no momento em que algumas pessoas saíam de um banco localizado na avenida Galycon de Paiva.
Os policiais federais inspecionaram dois veículos e, em um deles, encontrou então o dinheiro que estava dentro de uma mochila.
Em um dos veículos inspecionados, havia um adesivo da candidata a vereadora Bárbara Falcão, do Progressistas, partido do governador Antonio Denarium e do senador Hiran Gonçalves.
Bárbara é cunhada da deputada Ângela Águida Portela, também do Progressistas, cujo irmão é proprietário de uma empresa que já assinou vários contratos com a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) para prestar serviço de recuperação de vicinais com patrulhas mecanizadas.
A equipe de reportagem da TV Imperial apurou na sede da Polícia Federal, que a irmã da deputada Ângela Águida estava no local.
Além disso, no momento, a PF estava realizando a autuação em flagrante dos envolvidos. A ação ocorreu após uma denúncia anônima.
A reportagem do Roraima em Tempo tentou contato com a assessoria da candidata Bárbara Falcão, mas não obteve retorno.
Canal para denúncias
Na semana passada, a Polícia Federal divulgou o contato para denúncias de crimes eleitorais nas eleições 2024. A população pode entrar em contato por meio do (95) 3621-4747. A PF informou que o canal é uma forma de garantir eleições limpas e transparentes.
Além disso, o serviço vai permanecer ativo durante toda a eleição. Como resultado, o eleitor poderá informar seus dados e também se manifestar de forma anônima.
Crimes eleitorais que podem ser denunciados:
- Compra de votos
- Coação eleitoral
- Abuso de poder
- Propaganda irregular
- Transporte ilegal de eleitores e por fim, qualquer conduta que viole a legislação eleitoral ou comprometa a lisura do processo eleitoral.
Fonte: Da Redação