Dezenas de pacientes cardíacos estão há meses aguardando por marca-passos para a realização de suas cirurgias. No entanto, segundo a familiar de uma dessas pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ainda não pagou a empresa que deve fornecer esses equipamentos.
“Foi realizada a compra do referido aparelho, mas o Governo/Secretaria de Saúde não efetuou o pagamento dos mesmos. E a empresa responsável pela venda reteve os mesmos por falta do pagamento. Até quando esses pacientes continuarão internados aguardando para poderem viver um pouco mais?”, questionou a denunciante.
Marca-passos são dispositivos eletrônicos que são implantado perto do coração. Eles monitoram e controlam os batimentos cardíacos, principalmente quando eles estão mais lentos que o normal.
Conforme a familiar de um dos pacientes, há pessoas internados há mais de 100 dias no aguardo da cirurgia para implantar o aparelho, essencial para garantir que o órgão irá bombear o sangue adequadamente.
“O assunto é sério e o Governo não está dando muita importância. Tenho vergonha de ouvir o povo dizer que este Governo trabalha em prol da Saúde e Educação do Estado”, desabafou a mulher, que completou: “Os médicos ‘cardios’ são maravilhosos, mas não podem fazer nada pelos pacientes. Essa compra não depende deles”.
O que diz a Secretaria de Saúde
Em nota, a Sesau disse que todos os pacientes estão devidamente assistidos pela equipe médica do Hospital Geral de Roraima e Coordenadoria Geral de Assistência Especializada. A pasta afirmou que realizou a abertura de um processo emergencial, no qual a empresa se comprometeu a entregar os marcapassos ainda esta semana. “Tão logo a Sesau receba os itens, os procedimentos serão realizados”, ressaltou a Secretaria.
Fonte: Da Redação