Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela não conseguiu marcar uma nova data

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia
Fachada da Clínica Coronel Mota – Foto: Ascom/Sesau

Uma paciente com problemas na garganta está há sete meses no aguardo para remarcar uma avaliação de retorno, que foi cancelada em fevereiro na Clínica Especializada Coronel Mota.

A mulher tenta fazer uma cirurgia para remover as amígdalas há mais de um ano. Ela fez cinco exames solicitados pela equipe médica e teve o retorno marcado para 15 de fevereiro. No entanto, dias antes, recebeu uma ligação informando o cancelamento da consulta.

“Quando eu conclui todos os exames, uma moça disse que era do Coronel Mota e que o meu encontro com a médica estava cancelado e que a médica ia marcar a cirurgia. Informaram que iam remarcar outra data para eu falar com a médica”, disse a paciente à época.

‘Arquivado’

A paciente disse em entrevista à Rádio 93 FM que, desde então, nunca deram retorno sobre uma nova data para a avaliação. Por isso, decidiu procurar o Coronel Mota nesta quarta-feira, 18. No local, descobriu que seu caso estava arquivado.

“Quando eu chego lá hoje na recepção, o rapaz diz que meu nome não estava lá no sistema. Mas eu digo ‘não, está, procura aí direitinho’. Até que, com muita luta, ele achou. Ele disse ‘ah, está aqui em um lugar que está arquivado. O seu caso estava parado’”, detalhou a mulher.

Ela foi orientada a marcar a avaliação de retorno por um aplicativo e que, caso não conseguisse, deveria ligar para um número ao qual foi informada. Contudo, a paciente não teve as chamadas atendidas em nenhuma das tentativas.

“Ele [recepcionista da clínica] me deu o número e disse ‘olha, se você não conseguir, você tira foto desse papel e manda para esse número aqui pelo WhatsApp. Se você não conseguir, se ninguém te atender, você continua mandando. Faça várias tentativas até uma hora a pessoa lhe atender’. Aí eu estou fazendo as tentativas, sabe lá até quando”, contou.

Cansada de esperar, a mulher fez um desabafo. “Parece que o Governo não está nem aí para as pessoas. Ele não está nem se preocupando com as pessoas. Eu não sei como ainda tem gente que diz que esse Governo é bom, sinceramente. Eu vejo cada coisa. O meu problema, que era para eles terem resolvido, estava arquivado. O cara não estava nem achando no sistema e eu estava esperando em casa, porque eles mandaram eu aguardar porque eles iam me ligar”, ressaltou.

O que diz a Sesau

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que a última consulta da paciente no setor de otorrinolaringologista ocorreu no mês de fevereiro e que somente nesta quarta-feira ela solicitou a avaliação de retorno.

Além disso, a unidade informou que mediante a guia entregue pelo médico após a consulta, o paciente deve se dirigir de imediato até o balcão de atendimento, para assim efetivar o retorno no sistema SisREG.

Por fim, a pasta destacou que os pacientes podem conferir a data e o horário da avaliação de retorno pelo aplicativo Meus SUS Digital.

Fonte: Da Redação

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