O vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês) é o agente causador da AIDS. Esse vírus ataca o sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo de doenças. De forma simples, podemos dizer que o vírus atinge as células de defesa do organismo das pessoas infectadas, onde se multiplica para atingir mais células de defesa. Trata-se de uma doença crônica, a qual até o momento não possui cura definitiva. Dificilmente o diagnóstico positivo para AIDS não gera sofrimento psicológico para as pessoas que o recebem e, um destes, são os sentimentos de incertezas em relação ao futuro. O mais grave destes sentimentos é a associação que as pessoas infectadas fazem com a inevitável morte. Tal ideia deve ser mudada e para isso a terapia com Psicólogo é fundamental.
Quando uma pessoa recebe um diagnóstico positivo para o HIV/AIDS, desencadeia rapidamente sentimentos de medo, ansiedade, angústia e revolta. O mais comum e bem presente é o sentimento de rejeição que poderá sofrer, visto que, há ainda muito preconceito por parte de das pessoas, principalmente, daquelas desinformadas. Diante disso a pessoa que teve a confirmação positiva, acaba adoecendo emocionalmente.
Por isso a terapia com Psicólogo tem uma relevante importância, posto que, o profissional irá trabalhar toda essa questão emocional e como se fortalecer para o enfrentamento da doença de forma equilibrada, inclusive, como quebrar esse tabu na pessoa positivada e nas que a cercam. Com certeza irá aliviar esses sentimentos negativos de angústia, tristeza, medo, preocupação e ansiedade. O ato de poder falar com um profissional qualificado é fundamental e isso, poderá ser feito durante as sessões de terapia.
O Psicólogo durante as terapias, trabalhará com técnicas (protocolos) que ajudarão na auto aceitação desse diagnóstico e da nova realidade. O que levará o paciente a se conhecer mais, entender os detalhes importantes dessa nova etapa da vida, assim como, procedimentos que irá adotar durante o tratamento que irá melhorar a qualidade de vida.
Os problemas de saúde mental que surgem durante um diagnóstico positivo de doença, como é o caso do HIV/AIDS, colaboram para a queda da qualidade de vida. E o mais complicador ainda, é que leva a criar uma barreira para o tratamento médico. O Psicólogo durante a terapia irá trabalhar com o fortalecimento do emocional, de forma que o paciente consiga enfrentar a doença equilibrado emocionalmente.
O Psicólogo jamais irá julgar alguém que foi infectado pelo vírus HIV/AIDS, apenas buscará melhores caminhos para ajudar o paciente a lidar com a doença e as pessoas de seu círculo de amizades. A visão de um profissional da Psicologia é totalmente diferente das pessoas leigas que geralmente fazem parte do círculo íntimo de alguém que foi infectado.
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a saúde mental saudável, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Consultas pelo telefone (95) 99144-1131