A 3ª edição dos Jogos Escolares chegou ao fim com a cerimônia de premiação. Cerca de 3 mil alunos participaram do evento. As competições ocorreram na Vila Olímpica Roberto Marinho e tiveram a participação de estudantes com idade entre 8 a 12 anos. O tema escolhido para este ano foi: “Vivenciando os Jogos Olímpicos na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista”.
Os alunos tiveram a oportunidade de competir em diversas modalidades, incluindo atletismo, badminton, bocha, cabo de guerra, basquetebol, futsal, handebol, queimada, tênis de mesa e, além disso, voleibol. O evento também contou com competições paralímpicas, onde 59 alunos disputaram nas modalidades de bocha e corrida guiada, promovendo assim a inclusão e interação entre as crianças. Esta iniciativa foi fundamental para o desenvolvimento do esporte adaptado e, do mesmo modo, para fortalecer habilidades sociais, como cooperação, empatia e respeito mútuo.
Uma das novidades este ano foi a participação de 149 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que competiram em modalidades como futsal, dama, dominó, tênis de mesa e voleibol. Essa inclusão destacou a importância de promover o esporte para todas as faixas etárias.
Foram premiados com troféus os três primeiros colocados de cada modalidade esportiva (feminino e masculino). Para o gerente de Educação Física da Rede Municipal, Admilson Costa, a premiação não apenas reconheceu os talentos e esforços dos participantes, mas também celebrou a vivência de momentos significativos e a construção de laços entre os estudantes.
“Todos os alunos receberam medalhas de participação. Os Jogos Escolares se consolidam como um evento que vai além da competição, promovendo a saúde, a educação e a inclusão social, criando memórias que acompanharão esses jovens para o resto de suas vidas”, afirmou o gerente de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, Admilson Costa.
Mais de competir
Ayla Nascimento, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Delacir de Melo Lima ficou em 1° lugar na modalidade de queimada. Conforme ela, participar dos jogos foi uma grande experiência. “Estou feliz com a vitória. Eu e meu time nos dedicamos muito nos treinamentos. Achei muito legal fazer parte dos jogos”, falou.
Asafe Oliveira, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia competiu na modalidade de Badminton e, desse modo, conquistou o 1º lugar. Foi a primeira vez que ele praticou o esporte. “É uma modalidade nova. Eu não conhecia. É mais popular na China e em países asiáticos. Gostei muito de participar dos jogos. Todo mundo se divertiu”, contou.
Fonte: Da Redação