Boa Vista e Pacaraima vão sediar dois Seminários de Formação em Crédito Rural, promovidos pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Superintendência em Roraima.
As datas
Em Boa Vista, dia 10, o evento é para profissionais de assistência técnica e extensão rural em crédito rural para a Agricultura Familiar. Em Pacaraima, dia 11, é para as comunidades indígenas.
Inscrições para os seminários
Além disso, as pré-inscrições ocorrem por meio de formulário eletrônico. Ele pode ser enviado com o convite pela Superintendência do MDA em Roraima, para cada um dos Seminários.
Integração de qualificação
Os eventos integram as atividades de qualificação dos profissionais de ATER promovidos pela Anater. Estão sendo convidados profissionais de entidades públicas e privadas, principalmente aquelas já credenciadas na Anater para concorrerem aos editais dos programas financiados pelo Governo Federal para executarem o serviço público de assistência técnica e extensão rural, representantes das secretarias estadual e municipais de agricultura familiar e estudantes de cursos técnico e superior ligados ao setor.
Além disso, o Seminário de Formação em Crédito Rural para a Agricultura Familiar e Povos Indígenas abordará a Base legal do crédito rural, Manual de Crédito Rural – MCR, fontes de recursos do crédito rural, títulos de crédito rural, crédito de instalação – Plano Nacional de Reforma Agrária – PNRA, crédito rural – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf e gestão de riscos em palestra do engenheiro agrônomo, analista da Anater e especialista em Crédito Rural, José Feldkircher, “Seu Zé do Crédito”, e exposição de representantes das instituições bancárias, em debate com os profissionais da extensão rural.
Por fim, o diretor administrativo e financeiro da Anater, Camilo Capiberibe, e o superintendente do MDA em Roraima, Cassiano Glauco Flauzino, participarão dos Seminários. Anater e MDA contam com apoio da Superintendência do Ministério da Agricultura, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Ajuri, Iater, Prefeitura de Pacaraima e por fim, a COOP’AGI.
Fonte: Da Redação