O Hospital Geral de Roraima (HGR) ficou quase uma hora sem energia elétrica na madrugada desta sexta-feira, 25. Imagens que chegaram à redação mostram a escuridão no local e a dificuldade dos profissionais em alguns setores.
De acordo com informações, a falta de luz afetou o Pronto Socorro assim como o Pronto Atendimento da unidade. Um profissional que trabalha no hospital revelou ao Roraima em Tempo que a unidade ficou cerca de 45 minutos sem energia.
O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) informou à imprensa que foi até o HGR apurar a situação.
Mortes
Nas redes sociais, informações citam que pelo menos três pacientes morreram pela falta da energia na Área Vermelha do Trauma. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) negou a informação.
Profissionais que trabalham na unidade entraram em contato com a reportagem para relatar a morte de uma pessoa. Além disso, afirmaram que outros três óbitos ainda estariam sob investigação para apurar se há relação com a falta de energia. Os funcionários pediram para não serem identificados por medo de represálias. A Sesau também negou. (Veja nota mais abaixo).
Confira vídeo recebido pela reportagem:
Sesau
Em nota, a Sesau disse que que a falta de energia no Pronto Socorro Francisco Elesbão e Pronto Socorro Airton Rocha ocorreu em função de um problema técnico na rede de distribuição de energia elétrica na Av. Ene Garcez, por volta de 1h da madrugada desta sexta-feira, dia 25.
O problema foi solucionado pela concessionária responsável à 1h44 e não afetou as UTI’s (Unidade de Tratamento Intensivo) e Centros Cirúrgicos. Conforme a Sesau, durante todo esse período não houve óbito.
Além disso, a Secretaria disse que, mesmo sem energia elétrica, os equipamentos de suporte vital têm independência para continuar funcionando normalmente por três horas, em razão da autonomia da bateria. Ou seja, não deixaram de funcionar e não interromperam a continuidade do tratamento do paciente.
Sobre os três óbitos, a Sesau afirmou que ocorreram após o restabelecimento da energia elétrica, entre 03h40 e 05h35, sendo um acidente de moto grave de paciente vindo de Caracaraí, e outros dois por complicação e da gravidade da enfermidade. A Pasta reforçou que, em nenhum momento esses pacientes deixaram de receber suporte vital.
Ministério Público
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), informou que, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, está se inteirando dos fatos. O órgão fiscalizador explicou que a Promotoria irá averiguar as informações para então adotar as medidas necessárias.
Fonte: Da Redação