Por meio do projeto Leitura Abre Portas, o Tribunal de Justiça de Roraima promoveu, entre o dia 18 e 25 de novembro, oficinas para ensinar jovens que cumprem medidas socioeducativas a confeccionar pinheiros de Natal com materiais reciclados.
A iniciativa teve como objetivo incentivar a interação entre os adolescentes, estimulando a troca de experiências e o hábito da leitura. Conduziram a ação profissionais do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), da Biblioteca do TJRR e do Centro Socioeducativo. Os momentos contaram ainda com a participação do Programa Justiça Comunitária, que promoveu uma dinâmica sobre o tema “Projetando o Futuro”.
Além de desenvolver habilidades técnicas, as oficinas oferecem benefícios emocionais, sociais, assim como ambientais. Ao explorar valores como responsabilidade, sustentabilidade e coletividade, a ação reforça a cultura de paz, o respeito mútuo e a reflexão crítica entre os jovens. Os pinheiros produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes durante o encerramento das atividades do projeto no final do ano.
A proposta também promove a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com ênfase no ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis. Os jovens, então, refletiram sobre a importância de prevenir, reduzir, reciclar e reutilizar resíduos, alinhando-se à meta global de sustentabilidade.
Fonte: Da Redação