Popularidade
Arthur Henrique (MDB) vem construído uma nova imagem na política de Roraima. Entre suas características pode-se descrever algumas que se destacam: jovem, determinado e que não rifa a Prefeitura em troca de apoio dos políticos acostumados a achaques, ou seja, Arthur não rende à velha política. Assim, ele vem conquistando a confiança e admiração de muita gente em Roraima e em outros estados do Brasil. Ele é, inclusive, o prefeito com maior aprovação do país, empatado com João Campos de Recife.
Bolsonaro
O prefeito conquistou a simpatia do ex-presidente Jair Bolsonaro – político com maior força em Roraima- e recebeu seu apoio nas eleições deste ano. Bolsonaro, inclusive indicou o vice na chapa de Arthur, o coronel Marcelo Zeitune, médico experiente e respeitado em seu meio. Agora, Zeitune foi indicado para dirigir a Executiva Estadual do partido de Bolsonaro em Roraima, com a missão de eleger um senador em 2026 e, pelo menos dois deputados federais.
Justiça
O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos) já conseguiu a liberdade, após ser preso pela terceira vez. Ele, segundo fontes da coluna, pretende se candidatar novamente para dirigir a Câmara e conta com o apoio do governador de Roraima, Antonio Denarium. Mas, parece que a situação não anda nada boa para ele depois de tantos escândalos. Isso porque, segundo uma fonte, os vereadores eleitos devem pedir que, na eleição para a mesa diretora, o voto seja nominal. Ou seja, todos saberão quem vai votar em quem. Isso significa que, quem votar em Genilson, eleito com apoio do tráfico de drogas, também apoia o crime. Imagine aí, a vereadora eleita, Karla Messias, votando em Genilson? E isso é só um exemplo. Tem muita gente que conseguiu vencer a eleição com discurso moralista. Aguardemos.
Cassação
O MP pediu à Justiça a cassação do diploma de Genilson. A Justiça Eleitoral vai conduzir o processo que, segundo informações da Polícia Federal, parece estar robusto de provas. A PF, inclusive identificou grupos de WhatsApp em que Genilson e sua equipe coordenavam a compra de votos por R$ 100 e R$ 150 em Boa Vista. Caso Genilson venha novamente a presidir a Câmara, poder ser o segundo presidente de Legislativo em Roraima cassado. O primeiro foi Jalser Renier.
E a política de Roraima segue assim: enquanto poucos se esforçam para fazerem bons mandatos com o prefeito de Boa Vista, outros envergonham o povo em rede nacional.

