O Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço para os cursos à distância no ano de 2021.
Conforme os dados do dia 31 de dezembro, houveram 436,3 mil vagas para cursos a distância, e para os cursos presenciais cerca de 159,8 mil vagas.
Elas estão distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados em 2021, beneficiando mais de 650 instituições de educação superior. O índice foi o maior entre 2015 e 2021.
A princípio, ano passado foi o que mais gerou oportunidades para os interessados em ingressar no ensino superior. Aproximadamente 600 mil vagas nos cursos de graduação – a distância e presenciais – foram criadas em diversas áreas da educação.
A graduação em Enfermagem lidera então com 112 cursos superiores autorizados, seguida por Direito com 108, Pedagogia com 90, Psicologia com 85 e Administração com 72.
O MEC também registrou bons índices de reconhecimento e renovação de cursos com 925 cursos reconhecidos, e 8,2 mil com a condição de reconhecimento renovada.
A avaliação dos cursos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério.
Entre os critérios utilizados estão também a infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica da faculdade.
Ensino Superior com desconto
Com as vagas por fim geradas no ano passado, o ingresso no ensino superior é realidade para diversas pessoas que podem sonhar com a graduação.
No entanto, muitas pessoas que planejam a faculdade encontram dificuldades. Os altos custos das mensalidades acabam se tornando um problema para iniciar os estudos.
Pensando ainda em facilitar a inclusão à educação, diversas iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil, e programas de ensino ofertam bolsas de estudos, que concedem descontos no pagamento das mensalidades.
As bolsas ficam no entanto, disponíveis durante todo o ano e não precisa da nota do Enem.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil