Quanto vale uma vida? Governo não paga empresa e Hemocentro fica sem reagentes que testam o sangue doado

A própria Sesau disse que a suspensão do fornecimento dos insumos pode resultar na desassistência do paciente que necessita da transfusão de sangue para manter-se vivo

Quanto vale uma vida? Governo não paga empresa e Hemocentro fica sem reagentes que testam o sangue doado
Cecília Lorezon e Antonio Denarium – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quanto?

Quanto vale uma vida para o governador Antonio Denarium e sua ‘supersecretária’ Cecília Lorezon? Reposta: NADA. Mais uma vez, pacientes tem a vida dificultada (e, possivelmente, até mesmo inviabilizada) pela falta de pagamento da Sesau. Isso porque Denarium e Cecília estão com um histórico de dívida que já se estende desde 2023 com a empresa fornecedora de reagentes para o Hemoraima.

Isso fala a própria Sesau

E isso, quem está dizendo não é quem vos escreve. Foi a própria Secretaria de Saúde. Após a empresa não ter mais condições de fornecer sem receber, decidiu suspender o fornecimento. Daí a Sesau enviou um documento avisando o pagamento de apenas parte da dívida e solicitando a liberação dos insumos. A pasta então justificou que A consequência da ausência de insumos acarretará na desassistência do paciente que necessita da transfusão para manter-se vivo, do atendimento nas urgências, das crianças e mães que necessitam do hemocomponente, da fila de espera nas cirurgias, da esperança do recomeço”.

Sem esperança

Sem esperança na gestão de Denarium na saúde o povo de Roraima já vive. Só Deus e os pacientes sabem o sofrimento que é saber que pode precisar do sistema de saúde do Governo do Estado. E a falta de gestão não acontece por falta de dinheiro. Pois no Diário Oficial, há quase todos os dias o envio de milhões e milhões para as secretarias por excesso de arrecadação. Inclusive, muitos desses milhões estão indo para a Assembleia Legislativa e para o Tribunal de Justiça. Por que o governador não envia esse dinheiro para a Sesau pagar a dívida dos reagentes?

Não fala a verdade

O pior de tudo é a falta de transparência do Governo quando um paciente denuncia. Na primeira denúncia sobre a falta de reagentes, a Sesau disse que a empresa atrasou a entrega. Omitiu totalmente a falta de pagamento sucessiva que acontece desde 2023. Da mesma forma aconteceu com o caso da gestante Carmem Elisa. O marido denunciou a morte da criança na maternidade por falta de oxigênio. Mas a Sesau, além de atacar a imprensa, ainda disse que a família da paciente estava mentindo. E o final dessa triste história todo mundo sabe.

Consciência

Tudo isso vale para que o eleitor entenda que um voto pode sim valer a sua vida. Denarium gastou centenas de milhões para comprar e eleição em 2022. Mas quem está pagando esse preço é cada um dos roraimenses. E se o TSE não agir, muitas pessoas ainda podem morrer pela falta de insumos, cirurgias, atendimento adequado e muito mais. Fica a dica.

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x