Arrocho no bolso do consumidor
O Governo Denarium já iniciou o ano ‘surpreendendo’ a população com um novo reajuste na conta de água. A partir de fevereiro, o consumidor irá pagar 8,26% a mais para a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Segundo a própria Caer, uma das justificativas desse arrocho no bolso do roraimense é para que a companhia possa assegurar a “continuidade dos serviços prestados com eficiência”.
Qual?
Mas a qual eficiência a Caer se refere? O fornecimento de água em Roraima é precário. Em grande parte dos bairros não há pressão e os moradores têm que se virar nos 30 para executar as tarefas domésticas. Além disso, nem mesmo com a cobrança absurda de 80% da taxa de esgoto sobre o valor da água, a Caer presta um serviço de qualidade. Nem mesmo mediano. O que mais tem é esgoto estourado pela capital.
Revolta
Este já é o terceiro aumento na conta de água no Governo de Deanrium. O primeiro foi de 25% e o segundo de 23%. Vale lembrar que todos os reajustes aconteceram em anos consecutivos. Por conta disso, muitas pessoas se revoltaram. “Cara a gente só recebe essas notícias! Nada que melhore a vida do contribuinte”, disse um leitor do Roraima em Tempo. Outro leitor criticou a justificativa da empresa. Ele disse que a única coisa em que a Caer é eficiente é em aumentar as taxas. E é mentira?
Lamentável
Desde que a Caer passou a funcionar sob o comando do senador que nada faz pelo povo, que a situação só piora na empresa. Todo ano é um reajuste e a qualidade do serviço é cada vez pior. Isso sem falar que a Caer arrecada milhões e milhões e ainda recebeu R$ 60 milhões de aporte financeiro do Governo. Mas, se houvesse investimento real na companhia, nada disso estaria acontecendo. Portanto, cada reajuste deve servir de alerta para a população escolher melhor seus representantes. Lamentável.

