Terceirização da Saúde é ‘atestado de incompetência’ da gestão de Denarium e Cecília Lorenzon

Por meio da Sesau, Governo quer terceirizar leitos de UTI e os serviços de transporte e remoção de pacientes em ambulâncias. A intenção é duramente criticada por profissionais da área

Terceirização da Saúde é ‘atestado de incompetência’ da gestão de Denarium e Cecília Lorenzon
Cecília Lorezon e Antonio Denarium – Foto: Redes Sociais

Insistência

A estratégia do Governo de Roraima de terceirizar os serviços da saúde pública do estado, continuam. A tentativa do governador Antonio Denarium de aplicar o sistema  de terceirização no Hospital Geral de Roraima (HGR) em alguns serviços, sem levar em consideração os impactos e a insatisfação dos profissionais da saúde e, principalmente, a transparência no processo, só reafirma sua omissão quando o assunto é a saúde da população.

Em 2023, a Sesau até tentou terceirizar a gestão HGR, no entanto, revogou o processo para contratação de uma empresa por milhões após a recomendação do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR). O motivo? Falta de fiscalização correta. Um dos exemplos é que a Sesau “ignorou” na época, a participação de parte do Conselho Estadual de Saúde na decisão.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, justificou dizendo que apresentou os autos ao Conselho de Saúde e aprovado, no entanto, um relatório da Controladoria-Geral do Estado ressaltou na ocasião que a participação do Conselho foi “levada a cabo monocraticamente” pelo presidente. Ou seja, violou o princípio da legalidade.

E continua…

E Cecilia Lorezon continua tomando decisões para tercerizar serviços no HGR sem a participação ativa dos interessados. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Roraima, eles não tiveram acesso ao documento, tampouco a Secretaria justificou o motivo de não formalizarem sobre a decisão de terceirizar os serviços especializados, para atender leitos de UTIs. Além disso, em coletiva de imprensa, o Conselho de Saúde se posicionou contra a terceirização.

Contrário

Do mesmo modo, quem também é contra os serviços de terceirização, é o Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Roraima (Sindconam-RR). É que no dia 3 deste mês a Sesau também abriu uma licitação para contratar uma empresa especializada em serviços de transporte e remoção de pacientes em ambulâncias de suporte avançado com motorista. A categoria disse que a atitude demonstra “a incompetência” de gestores públicos em resolver os problemas de infraestrutura e recursos no setor da saúde.

Histórico de inadimplência da Sesau  

E, a pergunta que a população e os profissionais fazem é: como o Governo de Roraima pretende manter os possíveis novos contratos com as empresas terceirizadas, se não honra o compromisso das que já prestam serviços para a Saúde? O histórico de inadimplência da Sesau vergonhosamente é destaque na imprensa local.

Diversas denúncias apontam a falta de respeito principalmente com quem depende dos serviços para viver. Esse ano, a Clínica Renal de Roraima  chegou a anunciar que os serviços estavam comprometidos, por conta de uma dívida de R$ 8 milhões da Sesau.

E o Hemocentro sem insumos? O Hemoraima expôs a falta de técnica em gel, um método usado pelos hemocentros para realizar exames pré-transfusionais e tipagens sanguíneas de forma mais rápida e precisa. Ou seja, sem material para agilizar um serviço tão importante na saúde.

E ainda, no primeiro mês deste ano, a empresa que fornece alimentação aos hospitais cobrou a dívida de R$ 10 milhões da Sesau.

Bom pra quem?

E a terceirização é boa para quem afinal? De certo que não é pensando na população. O que esperar de um Governo que contratou a Medtrauma, a empresa investigada por desvio de verbas para assumir de forma integral os serviços de Ortopedia?

Uma denúncia feita à equipe de jornalismo da 93FM em março do ano passado, apontou um esquema de superfaturamento de itens usados nas cirurgias eletivas ortopédicas no HGR.

Quando é que a Sesau vai entender que fornecer o mínimo e de qualidade na verdade é obrigação? Assegurar  a saúde para que a população tenha dignidade humana está na Constituição Federal.

A cada falha do Governo Estadual de assegurar os direitos do cidadão de forma transparente e ética, é na verdade reflexo do que não é prioridade desta gestão. Além disso, deixa  também claro a incompetência de gerir crises quando decidem por “baixo dos panos” o futuro da saúde de Roraima.

Será que a terceirização não está abrindo brechas para o enfraquecimento do controle público e ressaltando que o lucro é mais importante? Aliás estes detalhes a dupla Denarium e Cecilia já não fazem mais questão de esconder.

 

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x