Propina
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, os deputados fizeram acusações gravíssima contra o secretária de Saúde, Cecília Lorenzon. Mas, segundo o próprio presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), é dito “aos quatro cantos” que, hoje, na saúde, o que prevalece é o negócio. Ou seja, a titular da Pasta primeiro “quer saber quanto é a parte dela” para depois conversar com o empresário. A famosa propina.
Omisso
Mesmo diante dessas acusações, o governador Antonio Denarium (Progressistas) que, ainda segundo o deputado Soldado Sampaio sabe da fama de “propineira” de Lorenzon, se nega a exonerar a secretária. Ela até chegou a ser afastada do cargo pela Justiça por suspeita de fraudes para cirurgias ortopédicas, mas voltou por decreto de Denarium. Como bem indagou o presidente da Assembleia: “o que ela sabe dele ou o que ele sabe dela?”.
‘Espera mais um pouco’
Imaginem um hospital que pausa cirurgias em razão das festividades carnavalescas? Foi o que a Sesau decidiu fazer sem levar em consideração que pacientes agendados para o procedimento nos dias 28 de fevereiro e 9 de março já esperavam pela data e certamente programaram toda a logística de forma ansiosa. Sim, porque quem espera por um procedimento cirúrgico pelo HGR certamente possui bons motivo para ser operado. Mais uma vez, a Saúde estadual demonstra quem está na sua fila de prioridades.
Cirandando nas terras do Iteraima
A presidente do Iteraima, a senhora Dilma Costa, parece está muito à vontade em sua posição em um cargo de prestígio. É que desde o ano passado, seu nome tem sido ligado a uma série de denúncias que vão de nepotismo cruzado até suspeita de grilagem. Teve até condenação à perda da função pública que possa estar exercendo; suspensão dos direitos políticos por 5 anos; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de 3 anos.
Continua lá
Mas Dilma continua por lá. Contudo, as denúncias continuam. O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR) já protocolou o segundo pedido solicitando o imediato afastamento da presidente. Dessa fez, por suspeita de concessão irregular de descontos em títulos definitivos de terras rurais, criação de uma estrutura paralela e ilegal de consultoria jurídica e um prejuízo ao erário estadual estimado em R$ 229 mil. E mais! Um servidor também virou alvo da denúncia. É que a Dilma o nomeou “consultor chefe” de um setor jurídico inexistente no organograma oficial, com funções exclusivas da PGE. O MP de Contas ressaltou que deixar os dois no cargo, acarreta em risco iminente de novas irregularidades.
Escola padrão Denarium
E os pais de alunos do Colégio Estadual Militarizado Elza Breves reclamaram mais uma vez da demora para entregar a reforma do prédio. As obras tinham previsão para durar 180 dias, no entanto, já se arrasta por dois anos. Enquanto isso, as crianças estão no ensino remoto, já que até o prédio alugado de forma temporária que deveria recebes os alunos não foi liberado.
Uma mãe até reclamou que o filho já está no 3º ano, vai terminar os estudos sem a oportunidade de realmente pisar em uma sala de aula. E a culpa é de quem? Dos estudantes que não é.
A fuga
Os presos que fugiram Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e do Hospital Geral de Roraima (HGR) ainda não foram recapturados pela Justiça. A Sejuc até disse que uma equipe faz buscas intensas para localizar os foragidos. É bom ressaltar à polícia que o trabalho intenso deve ser mantido durante a vigilância. Um dos presos tirou a algema quebrou a grade de uma janela do hospital e simplesmente escapou. A pergunta é: como e por quanto tempo ele ficou sozinho para que o resultado fosse este?

