Eleições 2024
Engana-se quem acha que supostos esquemas criminosos no ano passado, ficariam embaixo dos panos. O Ministério Público Eleitoral, por exemplo, deu parecer favorável à cassação do vereador de São Luiz, Faguinho (Progressistas), por suspeita de compra de votos nas últimas eleições. Conforme as investigações, o parlamentar, com a ajuda da esposa, coordenou um esquema de compra de votos nos dias que antecederam o pleito. Mensagens extraídas de celulares e documentos apreendidos pela Polícia Federal indicam que o então candidato repassava dinheiro e benefícios a eleitores em troca de votos.
Violência
Notícias sobre mulheres vítimas da violência, mostram a fragilidade do sistema de proteção a elas. Por vezes, existe o medo de condenar o agressor que ameaça voltar para mata-la. É que no entendimento da vítima, um “pedaço de papel” como medida protetiva não é suficiente para coibir a aproximação. Há diversos relatos, onde o suspeito é solto em audiência de custódia e de fato retorna para atormentar até de forma psicológica essa mulher.
Dados
Em Roraima, nessa semana, uma mulher foi morta pelo próprio marido durante uma discussão. O caso também só confirma os dados alarmantes de que o agressor muitas vezes é alguém muito próximo dessa vítima. Ano passado, a reportagem divulgou matéria com informações, onde o estado liderava o ranking de crimes de estupros de mulheres. Além disso, Roraima também ocupou o quarto lugar de lugares mais letais para mulheres dentro da Amazônia Legal.
É claro que a violência não tem nome e não há como saber quando vai acontecer, contudo, é importante os órgãos reforçarem a divulgação de como elas podem confiar na rede de apoio externa que as autoridades oferecem.
Saúde nota zero
Imagine depender totalmente da saúde estadual para voltar a viver com qualidade? Assustador para a maioria dos roraimenses. Um jovem de 27 anos, sofreu um grave acidente de motocicleta, fraturou a coluna, precisando fazer uma cirurgia para colocar oito parafusos. Contudo, o rapaz não pôde fazer porque, conforme o médico, não tinha material para realizar o procedimento.
E olha que no último dia 20, o Governo soltou uma nota, defendendo a Saúde de Roraima e ainda citou que o povo sabia da qualidade. Sim, senhor governador, o povo sabe e é exatamente por saber que tem receio e denuncia à imprensa a verdade do que de fato ocorre nos hospitais. A pergunta é: será que o governador realmente anda ouvindo o que a população tem a dizer? A resposta é óbvia.
Ato heroico
Um policial militar morreu após salvar uma jovem que pulou da Ponte dos Macuxis. Alexsandro Macedo da Silva, tinha acabado de sair do serviço na Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (Ciptur), quando recebeu o alerta sobre o caso. Ele conseguiu alcançar a vítima e a conduziu em segurança até próximo às margens.


