Os vereadores de Mucajaí protocolaram no Ministério Público de Roraima (MPRR) denúncias contra a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) por negligências no Hospital Estadual Vereador José Guedes Catão nesta terça-feira (11).
No documento, os vereadores de Mucajaí denunciaram a falta de condutor de ambulância e técnico em radiologia para o hospital. Na oportunidade, também frisaram que recentemente realizaram outra representação relacionada a falta de médicos na mesma unidade hospitalar.
De acordo com a representação, os vereadores receberam a denúncia por servidores da unidade. Assim, constataram as contínuas faltas de condutores de ambulância e técnicos de radiologia desde outubro de 2021.
“Tais servidores são essenciais para o funcionamento da unidade hospitalar, pois sem condutores, os casos com maior complexidade e que exigem remoção, não tem como serem conduzidos para a capital, bem como os casos que exigem a realização de raio-x, que é comum, ficam a mercê tendo até que realizar tal exame em outra oportunidade”. Diz trecho da representação.
Além disso, o documento afirma que pelas faltas dos servidores, o MP deve realizar medidas para solucionar o problema.
“Insistimos mais uma vez que o Ministério Público realize medidas para que o governo trate os cidadãos deste município com dignidade, pois estes não estão tendo nem o direito a saúde que tem previsão legal em nossa Carta Magna”. Diz outro trecho.
O que diz o governo
O Roraima em tempo procurou o estadual para posicionamento sobre o caso.
O governo disse que o Hospital José Guedes Catão tem um quadro de médicos completo. São dois clínicos gerais, um médico especialista em anestesiologia, um médico especialista em ultrassonografia, sete enfermeiros, 27 técnicos em enfermagem, três técnicos em laboratório e sete técnicos em radiologia.
Disse ainda que as estruturas hospitalares são reforçadas conforme a demanda em cada unidade.
Fonte: Da Redação