CPI da Grilagem de Terras identifica indícios de favorecimento em documentos emitidos para filho do governador de RR

Gabriel Prestes Almeida recebeu cinco Autorizações de Ocupação (AOs) do Instituto de Terras no último mês

CPI da Grilagem de Terras identifica indícios de favorecimento em documentos emitidos para filho do governador de RR
Governador Antonio Denarium – Foto: Divulgação/Redes Sociais

A CPI da Grilagem de Terras ouviu, nesta segunda-feira, 31, diretores do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) na Assembleia Legislativa.

Um dos pontos levantados foi a emissão de títulos de terra para pessoas ligadas ao governador Antonio Denarium (Progressistas), incluindo amigos e familiares.

Um dos casos mais destacados foi o do filho do governador, Gabriel Prestes de Almeida, que recebeu cinco Autorizações de Ocupação (AOs) no último mês. De acordo com as investigações, ele possui 11 imóveis no estado.

Ao se defender, Dilma afirmou: “não tenho problema com ninguém nem envolvimento político, não sou parcial. Não favoreci ninguém, sempre fui técnica”.

No entanto, Jorge Everton destacou que a distribuição dos títulos evidencia favorecimento e tentativa de manipular as investigações.

“Não há justificativa para ela ter feito seis despachos nos últimos 30 dias, sendo cinco deles para o filho do governador, dois emitidos de forma gratuita, quando a norma permite apenas um título gratuito por pessoa. Depois, ainda tentou suspender um desses títulos. Enquanto isso, nossos colonos aguardam por anos a regularização de suas terras”, afirmou o deputado.

A CPI também apontou contradições no depoimento do diretor de Governança Fundiária,  João Silva, que não possui formação técnica para exercer o cargo e, mesmo assim, alterou laudos emitidos por especialistas do Iteraima.

Tanto João Silva como Dilma Costa passaram de testemunhas a investigados na CPI, após solicitação dos deputados nas oitivas desta segunda-feira, 31.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x