JANEIRO BRANCO: Vamos quebrar os tabus sobre a Psicoterapia?

Podemos definir a psicoterapia como sendo um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que são utilizadas por psicólogos em pessoas, objetivando a busca de como poderão lidar com suas emoções e sentimentos de forma assertiva

JANEIRO BRANCO: Vamos quebrar os tabus sobre a Psicoterapia?
Psicóloga fala sobre importância da psicoterapia – Foto: Arquivo pessoal

Podemos definir a psicoterapia como sendo um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que são utilizadas por psicólogos em pessoas, objetivando a busca de como poderão lidar com suas emoções e sentimentos de forma assertiva. Assim como, reduzir e, mesmo, tratar transtornos psicológicos e auxiliar a psiquiatria no controle e/ou cura de doenças mentais.

Com relação a duração e o tipo da terapia a ser utilizada, dependerá dos sintomas, gravidade da situação, necessidades pessoais de cada paciente. Dependendo do caso, o psicólogo poderá recomendar consulta a um Psiquiatra, o qual ajudará na terapia, em especial, no alivio dos sintomas físicos causados pelo transtorno, com a utilização de medicamentos receitados.

Psicoterapia é para todos

Diferente do que algumas pessoas pensam, a psicoterapia não se trata de aconselhamento. Tampouco busca dar respostas diretas a questões pessoais do paciente, mas desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem o paciente a enfrentar seus problemas pessoais, restaurando suas funções psicológicas e sociais.

Outro tabu é achar que a psicoterapia só é recomenda para pessoas que tenham algum tipo de transtorno. Na verdade, todo ser humano em algum momento da vida vai precisar fazer psicoterapia. Mesmo que não tenham nenhum tipo de transtorno psicológico, posto que, também é uma excelente ferramenta para ajudar na resolução de conflitos, aliviar o estresse, depressão, ansiedade, enfrentar a morte de pessoa querida, se recuperar de traumas ou auxiliar nos sentimentos negativos causados por algum diagnóstico de doenças graves, como câncer ou diabetes, dentre outras.

Para quem a psicoterapia é altamente indicada?

Vejamos algumas situações em que a psicoterapia é altamente indicada: Transtornos de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo(TOC), fobias, transtorno do pânico ou transtorno de estresse pós-traumático; Transtornos do humor, como depressão ou transtorno bipolar; Vícios, como alcoolismo, fumo, dependência de drogas ou jogo compulsivo; Transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia; de personalidade, como transtorno de personalidade limítrofe; Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia ou outros transtornos psicóticos.

Lembrando que em alguns casos, a psicoterapia necessariamente deve ser complementada com a Psiquiatria para a prescrição de medicamentos que ajudem a aliviar sintomas de ansiedade, depressão, etc..

A aplicabilidade da psicoterapia é ampla, podendo ser feita em adultos, adolescentes e crianças de forma individualizada, assim como em grupo, seja de amigos, colegas de trabalho ou família. A quantidade de sessões necessárias deve ser sempre indicada pelo terapeuta, tendo por base os sintomas apresentados e os objetivos de cada pessoa.

Como funciona uma sessão de psicoterapia?

Quanto as sessões, recomenda-se que sejam realizadas consultório do psicólogo, tendo uma duração média de 50 a 60 minutos. Já para a terapia com grupos, o recomendado é uma média de 90 minutos. Nas terapias individualizadas, o paciente fica sentado em uma poltrona frente a frente com o psicólogo. Porém, isso não é uma regra fixa, pois existem outras formas, onde o paciente poderá ficar deitado no divã e o psicólogo ficar sentado sem estar de frente, ou mesmo ao lado.

Vale ressaltar que a psicoterapia é um recurso fundamental que promove o autoconhecimento, melhora a qualidade de vida e estimula o bem-estar físico e emocional. Além disso, auxilia o paciente a controlar suas emoções e a lidar melhor com o meio que o cerca.

Sessões protegidas pela confidencialidade

Ainda, as sessões de psicoterapia são protegidas pela confidencialidade obrigatória por parte do psicólogo, sob pena de responder civil e criminalmente em caso de vazamentos de informações. Também, as sessões são livres de juízos pessoais por parte do psicólogo, o qual não poderá julgar seu paciente, repreende-lo, humilha-lo ou alguma coisa do gênero. Por isso, o paciente poderá sentir-se protegido e, de forma confortável, poderá expor sem medos seus sentimentos.

Um fator importante são os resultados que se busca com a psicoterapia, porque dependem em sua totalidade do empenho do paciente em mudar a situação que produz seus sintomas e desconfortos. Por fim, para que esse sucesso seja alcançado, toda psicoterapia deve ser sempre conduzida por profissional da Psicologia. Por outro lado, o insucesso fatalmente ocorrerá se o paciente não tiver o interesse em melhorar.

Hismayla momento terapia

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a saúde mental saudável, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Consultas pelo telefone (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x