A questão do descarte
Circula nas redes sociais um vídeo onde um homem aparece puxando galhadas de cima de uma caminhonete branca para descartar em uma área já cheia de lixo irregular. A cena chama a atenção por dois motivos: primeiro que já existem várias ações pedindo para que a população tenha consciência de que jogar resto de galhos, móveis e até comida em local inapropriado não vai fazer o material sumir. Alguém ou até mesmo quem fez o descarte irregular vai sofrer consequências que vão desde a proliferação de doenças até o entupimento da rede de escoamento da água. Segundo que é crime com aplicação até de multa! Ou seja, se não dói na consciência de quem faz a ação errada, certamente deveria doer no bolso.
Pra quem não sabe….
…ou ainda não entendeu, aqui na capital tem os ecopontos para o descarte de recicláveis que são de fácil acesso. Além disso, no caso de galhadas e entulhos não é de responsabilidade do município recolher e sim do morador. Em Boa Vista tem inúmeras empresas particulares que prestam o serviço de recolhimento do material, mediante pagamento. É importante lembrar que Roraima está no período chuvoso e que, recentemente, a Prefeitura removeu várias toneladas de lixo e entulhos de ruas que ficaram alagadas.
Aprovados
Aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal de São João da Baliza protestaram em frente ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e pediram providências sobre o descumprimento de uma recomendação do órgão para que a Prefeitura anule o ato administrativo que modificou a função de vigilante patrimonial para GCM.
Lei
É que, segundo a Lei federal 13.022 da Guarda Civil Municipal, o provimento da função só é permitida através de concurso público, com grade curricular e qualificação compatível com a profissão. A Prefeitura até que cumpriu com parte da recomendação e lançou concurso com 20 vagas na Guarda Civil Municipal. No dia 1° de abril de 2025, nove pessoas chegaram a tomar posse. No entanto, segundo a denúncia, a gestão não remanejou os vigilantes às suas antigas funções.
Bastidores
Esta coluna já falou sobre a ‘amornada’ da CPI da Grilagem de Terras após citarem o nome do governador como suspeito de envolvimento no crime de grilagem. Acontece que as movimentações nos bastidores, como por exemplo , a indicação do deputado Jorge Everton para que o advogado Diego Aragão, assuma a presidência do Detran, revela uma ‘aproximação’ da Assembleia de Denarium.
Não está mais bravo
É que Jorge passou a agir de forma mais branda . E olha que ele era um dos que pedia a “cabeça” do governador por seus atos administrativos. Agora, com a nomeação de Ionilson Sampaio no Iteraima e a probabilidade da indicação de Diego para o Detran, tudo aponta que existe de fato ocorreu um acordo entre o Governo e Assembleia. Acordo esse que muito mal para quem criticou o governador publicamente.

