Contestou 🗣
A secretária de Segurança Pública de Roraima, Carla Jordanna, contestou durante entrevista a uma rádio local, os dados do Atlas da violência, do Fórum de Segurança Pública, que apontaram Roraima como um dos lugares mais violentos do Brasil! Segundo ela, os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade, ligado ao Ministério da Saúde, e que os dados oficiais da segurança no estado, seriam diferentes e reportados diretamente ao Ministério da Justiça.
Tiroteio 🔫
E enquanto a secretária tentava contestar as informações, no mesmo dia, aconteceu um tiroteio na movimentada Feira do Garimpeiro, ali na avenida Ataíde Teive. Sim, em um espaço aberto onde muitas famílias vão às compras e por vezes levam até crianças, ocorreu um crime. Um homem e uma mulher foram baleados e nenhuma testemunha soube explicar de onde vieram os tiros. A Polícia Militar apenas informou que o homem tinha envolvimento com o tráfico de drogas.
Alguém para culpar 😶
Deve ser por isso então, que o Estado anda ignorando o ranking negativo de Roraima há anos! Na gestão de Denarium, é mais fácil fingir que o problema não existe e tentar justificar o injustificável do que reconhecer que existem situações graves acontecendo. Ao que parece, Antonio Denarium nunca saiu da fase da negação e quando é para culpar alguém, o Governo trata logo de citar a imigração. Mas ninguém ver o Estado com soluções para temas tão importantes.
Último lugar 🏆
E olha que tem outros dados oficiais do Centro de Liderança Pública, que apontaram Roraima em último lugar quando o assunto ainda é segurança pública. Vale lembrar que em 2022, o Anuário apontou que o estado é o pior quando se trata de fornecimento de informações. Como resultado, ele ficou em 27º lugar na qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais.
Fachada 🥱
O mais curioso é que quando os dados são a favor de qualquer ação sobre Roraima, o governo faz questão de disparar uma enxurrada de propagandas nas redes sociais buscando a todo custo o mérito, quando na verdade é mais do que sua obrigação ofertar o melhor ao roraimense (o que convenhamos, não anda acontecendo em diversas áreas). O discurso de fachada já não convence ninguém. Até porque o Governo não injeta recursos suficientes na segurança, educação e saúde, que são os três pilares essenciais para o bom funcionamento de qualquer rede pública. A prova disso, são os desastrosos relatos de fraudes em licitações na Sesau, escândalos no alto escalão da Polícia e escolas totalmente entregues ‘as lonas.’
Viagem ✈
Vale lembrar que o nome da delegada Carla aparece na lista da comitiva que vai viajar para a Estônia em um evento de discussão sobre segurança e inteligência. O investimento do Governo de Roraima é em mais de meio milhão só para os militares “aprimorarem” conhecimentos. Pelo jeito, dinheiro até tem, mas continua faltando gestão!
Mudando de assunto…
Os possíveis nomes para disputar uma vaga de conselheiro no TCE-RR após a aposentadoria do conselheiro Manoel Dantas, tem movimentado os bastidores políticos e envolve nomes como o senador Mecias de Jesus e Disney Mesquita. Fontes desta coluna disseram que Mecias está muito mais interessado na vaga dentro do órgão do que no senado. Ora, Mecias está na cadeira do senado há oito anos e sequer levantou pautas importantes de interesse para Roraima.
Enrolado 🤑
Na verdade, seu anseio está muito mais ligados a fome de poder do que trabalhar com transparência e a serviço do povo. A exemplo, o caso onde o senador foi parado pela PF em Alto Alegre, com dinheiro em plena campanha eleitoral do ano passado. Com ele, a equipe aprendeu R$ 50 mil em notas de R$ 100. A cidade é até considerada ‘curral eleitoral’ de Denarium. Lembrando que não existem coincidências. Outro fato, é que Mecias aparece sem favoritismo nas pesquisas e o receio de perder as eleições é tamanha que ele prefere garantir uma vaga em outro lugar.
Carta na manga 🎴
E o Disney Mesquita? outras informações de bastidores, também apontaram que ele foi um dos maiores operadores de Denarium nas eleições para a escolha do último conselheiro onde a esposa do governador foi a “premiada” com o cargo vitalício. Disney teria pessoalmente batido na porta de cada um dos deputados no intuito de negociar a compra de votos. Agora, Denarium lhe deve um favor. É que ao que parece, Mesquita quer que a sua esposa seja a escolhida para o cargo de conselheira. Seu desejo é apenas dois: mandar e mandar. Esta coluna vai acompanhar de perto o desfecho dessa história.

