Ministério Público propõe projeto de alfabetização para idosos em abrigos de RR

Proposta busca articular ações para que idosos recebam aulas por meio da modalidade EJA

Ministério Público propõe projeto de alfabetização para idosos em abrigos de RR
Fachada do MPRR – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou, na última quarta-feira, 28, reunião para garantir o acesso à educação para idosos residentes do Abrigo Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, conhecido como Casa do Vovô, e participantes das atividades do “Centro Dia”.

A reunião foi uma iniciativa da Promotoria de Justiça do Idoso e Educação. Ela contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação de Roraima (Seed), assim como da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Intuito do projeto

A Promotora de Justiça, Érika Michetti, explicou que a proposta busca principalmente, articular ações junto às duas secretarias para que idosos recebam aulas por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Há, pelo menos, vinte idosos no abrigo e no ‘Centro Dia’, que não são alfabetizados. Infelizmente, recebemos muitos relatos na Promotoria de idosos vítimas de abuso financeiro, inclusive por parte de familiares, que se apropriam de suas aposentadorias ou bens. Essa vulnerabilidade está diretamente relacionada à falta de escolaridade e informação”, destacou a Promotora.

A coordenadora estadual da Política Pública da Pessoa Idosa, Maria Eva Barros Ferreira, também manifestou apoio à iniciativa. “Essa parceria é de suma importância, pois reforça a capacidade cognitiva e o acesso à educação dos idosos atendidos. Contribuirá para o fortalecimento da convivência e do aprendizado de todos”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com Érika Michetti, o próximo passo é a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre o MPRR, a Setrabes e a Seed, a fim de viabilizar a implantação do projeto. “Vamos firmar este acordo e adotar todas as medidas necessárias para que ele seja efetivamente colocado em prática”, concluiu a Promotora de Justiça.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x