A equipe roraimense de flag football Boa Vista Berserkers, conquistou no último fim de semana, a medalha de bronze na etapa Norte do Campeonato Brasileiro de Flag Football. O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), e aconteceu no Colégio Militar de Manaus, capital do Amazonas.
Na fase classificatória, os Berserkers iniciaram o sábado com vitória diante do Manaus FA por 23 a 19. Na segunda partida, perderam por 19 a 18 para o Ajuricaba Warriors, e posteriormente, por 32 a 19 diante do Manaus Cavaliers, que foram os campeões da Etapa. No último jogo da classificatória, mais uma derrota, dessa vez diante do Amazon Black Hawks, por 39 a 12.
Os resultados levaram os Berserkers para a disputa do terceiro lugar diante do Ajuricaba Warriors. Por fim, os únicos roraimenses na competição derrotaram os manauaras por 26 a 21 para fecharem o torneio no pódio.
“É uma sensação incrível trazer uma medalha pra Roraima. Mesmo sendo o terceiro lugar, pra nós já é uma vitória gigante. Foram inúmeros treinos na chuva, lesões, campos adaptados, fora as 12 horas de ônibus, saindo direto da rodoviária pro campo, enfrentando uma maratona pesada de jogos e mesmo assim conseguindo voltar com um resultado positivo”, disse Felipe Santos, capitão dos Berserkers.
O retorno aos pódios
Essa foi a terceira participação do Boa Vista Berserkers na principal competição de flag football da CBFA. Em 2018, a equipe foi vice-campeã da etapa Regional Norte do então Circuito Nacional de Flag Football e em 2024 ficou com a quinta colocação.
“Conseguimos mostrar pra todo mundo que o Flag em Roraima existe, mas a gente não vai parar por aqui, queremos mais. Amamos nosso estado e vamos continuar dando o sangue pra trazer ainda mais orgulho pra quem acredita na gente”, completou.
Além disso, os Berserkers levaram para casa uma premiação individual. O atleta João Guilherme Fonseca, conhecido como Carioca, se destacou como Atleta Revelação, prêmio dado ao melhor estreante de toda a competição.
A modalidade flag football
O flag football é uma modalidade que surgiu do futebol americano com contato físico reduzido e sem o uso de equipamentos de proteção. Para interromper uma jogada, em vez de derrubar o adversário, os jogadores removem uma faixa (flag) presa à cintura do portador da bola.
A modalidade do Brasileirão de Flag é a 5×5, disputada por times de cinco jogadores de cada lado. O flag football foi confirmado e vai estrear como esporte olímpico nos Jogos de Los Angeles em 2028.
Fonte: Da Redação

