Com asas fortalecidas, aves do Bosque dos Papagaios se preparam para retorno à vida livre

Seis araras e cinco papagaios passam pelo processo de reabilitação. Preparação de soltura desses animais garante uma reintegração segura ao ecossistema

Com asas fortalecidas, aves do Bosque dos Papagaios se preparam para retorno à vida livre
Treinamento de Aves em reabilitação no Bosque dos Papagaios – Foto: Divulgação/ PMBV/ Andrezza Mariot

Aves resgatadas e abrigadas no Bosque dos Papagaios, passam por treinamento de voo, uma das etapas essenciais no processo de reabilitação. A Prefeitura de Boa Vista destacou o compromisso com a restauração do equilíbrio ambiental, o trabalho de reintrodução de animais silvestres à natureza.

Atualmente, 48 aves estão no equipamento municipal, dentre elas, arara, papagaio, periquito, maitaca, mariana e tucano. Onze delas passam pelo treinamento sendo 6 araras e 5 papagaios, com a possibilidade de retorno ao meio ambiente.

De acordo com o diretor do bosque, Luciano Ibiapina, a preparação de soltura desses animais garante uma reintegração segura ao ecossistema. “Aves com a musculatura prejudicada passam por treinamento semanalmente aqui no bosque. O objetivo é fortalecer os músculos das asas para sustentar o corpo do animal durante voos longos. A gente tem aves que já recuperaram 50% da capacidade de voo e a meta é atingir 100% para que estejam prontos para soltura no fim do ano, reintegrando-os de forma eficiente e sem intercorrências”, disse.

Por fim, os animais são entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Dessa forma, os profissionais mapeiam e programam a reintegração das aves aptas a retornarem para a natureza.

Visita às aves no Bosque dos Papagaios

Com exceção das segundas-feiras, feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento do bosque é das 8h às 18h em dias úteis. Aos fins de semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Vale ressaltar que no local não é permitido entrar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x