MP cobra agilidade do Governo do Estado para exame endoscópico de paciente que aguarda há mais de 5 meses pelo procedimento em RR

Sesau informou ao órgão que há cerca de 1.200 pessoas na fila de espera para esse tipo de exame em Roraima

MP cobra agilidade do Governo do Estado para exame endoscópico de paciente que aguarda há mais de 5 meses pelo procedimento em RR
Sede do MPRR – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adote medidas urgentes para resolver a demora na realização de exame de endoscopia digestiva alta no Estado. A cobrança veio após o caso de uma paciente que aguarda há mais de 5 meses pelo procedimento.

O relato da situação consta na recomendação assinada pelo promotor Igor Naves Belchior da Costa e publicada no Diário Eletrônico do órgão desta sexta-feira, 25. Conforme o documento, a mulher teve o nome inserido no sistema de regulação (SISREG) desde dezembro de 2024, contudo, até agora, não houve o atendimento.

A Sesau informou então, ao MP que há cerca de 1.200 pessoas na fila de espera para esse tipo de exame em Roraima. Desse total, cerca de 400 tem prioridade clínica. O problema é que apenas dois locais realizam o procedimento: o Hospital Geral de Roraima (HGR) e a Policlínica Coronel Mota, o que torna o serviço insuficiente diante da demanda.

Por isso, o Ministério Público pede que a Sesau apresente, em até 15 dias, um relatório com as ações adotadas para resolver o problema. O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Saúde para pronunciamento. Por meio de nota, a Sesau disse que todas as demandas judiciais ocorrem dentro do prazo estipulado e as respostas são enviadas aos órgãos solicitantes.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x