Projetos sociais da Prefeitura levam acolhimento, educação ambiental e inclusão à AgroBv

Dedo Verde, FQA, Rumo Certo, Cabelos de Prata e Crescer participam do evento

Projetos sociais da Prefeitura levam acolhimento, educação ambiental e inclusão à AgroBv
Foto: Divulgação PMBV

Além de fortalecer a agricultura familiar, a AgroBV 2025 também se consolida como espaço de inclusão social. Nos dois primeiros dias do evento, os projetos e programas coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), como Dedo Verde, Crescer, Família que Acolhe (FQA), Rumo Certo e Cabelos de Prata levaram ao público experiências que unem economia local, educação ambiental e acolhimento.

Projetos sociais ganham visibilidade na feira

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Social da Semads, Sheyla Santana, a presença dos integrantes dos projetos nos eventos da Prefeitura amplia os vínculos sociais e fortalece a interação com a comunidade. “No primeiro dia, levamos 315 integrantes do Cabelos de Prata para visitar os campos de girassóis, ponto que chama atenção de todos. Eles também aproveitaram para comprar produtos agrícolas. Esses momentos de lazer geram transformação social e fortalecem o bem-estar coletivo”, destacou.

Jovens mostram talento e empreendedorismo

Enquanto isso, os adolescentes do projeto Crescer aproveitaram a AgroBV para expor e vender os produtos confeccionados nas oficinas. Além disso, ao longo dos quatro dias de evento, os jovens comercializam itens de Artesanato, Artefato de Madeira e MDF, Corte e Costura, Compostagem, Culinária, Panificação e Serigrafia, resultado direto das oficinas oferecidas pelo programa, que ensina técnicas e estimula o empreendedorismo.

Dedo Verde distribui girassóis e ensina sobre cultivo

Conforme a Prefeitura, o projeto Dedo Verde também marcou presença com uma ação especial. Ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), os educadores sociais entregaram então, girassóis, símbolo do evento e distribuíram sementes ao público, além de explicar curiosidades sobre a flor em atividades lúdicas.

A educadora Josiane Fonteles explicou que cada visitante recebe entre 4 e 5 sementes, e que a equipe levou cerca de 5 kg de sementes para a ação.

Essa troca com o público é linda. Mostramos como plantar, cuidar e respeitar o meio ambiente. A cada edição, conseguimos alcançar mais pessoas e reforçar a importância da preservação”, contou.

Experiências que transformam

Participando pela primeira vez da AgroBV, Giovana Thomas, integrante do Dedo Verde, celebrou a oportunidade. “Estamos ensinando sobre cultivo e conscientização. As plantas precisam de cuidado, e esse projeto me mostra como podemos fazer a diferença. Levo tudo o que aprendo para a vida”, disse.

Zacarias Carlos, que está há quatro anos no projeto, participou de três edições da feira. Ele relembrou como entrou para o grupo. “Vi amigos participando e pedi para minha mãe me inscrever. Desde então, estou aqui ajudando a ensinar as pessoas sobre o meio ambiente. O plantio representa esperança”, afirmou.

Espaço para as famílias e para a primeira infância

Como capital da primeira infância, Boa Vista garantiu espaço exclusivo para as famílias. O projeto Família que Acolhe (FQA) montou um ambiente com fraldário e área para amamentação, além da Fazendinha com exposição de animais como mini vacas, pôneis, coelhos, carneiros e porcos. Do mesmo modo, a cuidadora Juliene Almeida destacou o sucesso da ação. “A movimentação foi intensa já no primeiro dia. As famílias aproveitaram bastante”, disse.

Por fim, quem também aproveitou foi Maria Júlia, de 9 anos, que participou da AgroBV pela primeira vez. “Nunca vi um evento tão legal. Os girassóis estão lindos e brilhantes. Gostei muito das brincadeiras e da pintura. É bom ter um lugar divertido só para as crianças”, contou, empolgada.

Fonte: Da redação

0
Would love your thoughts, please comment.x