Boa Vista tem o maior índice de estupro e estupro de vulnerável do país

Foram 67.204 casos de estupro de vulnerável no Brasil, um número mais de três vezes maior do que o estupro

Boa Vista tem o maior índice de estupro e estupro de vulnerável do país
Foto: Reprodução/Claudia Seixas (imagem ilustrativa)

Boa Vista registrou em 2024 o maior índice de estupro e estupro de vulnerável do país. Os dados são do Anuário da Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o compilado, o estudo reafirma, anualmente, uma realidade alarmante: “os crimes sexuais seguem sendo uma constante no Brasil. Nesta edição não é diferente. No ano de 2024, foi registrado o maior número de estupro e estupro de vulnerável da história do país, com 87.545 vítimas – mais do que o dobro do registrado em 2011“.

Em Roraima, Boa Vista 137 casos a cada 100 mil habitantes. O número é três vezes maior que a média nacional.

Confira as cinco cidades com os maiores índices:

Além da análise dos crimes, o Anuário detalha, para o ano de 2024, o perfil das vítimas de estupro e estupro de vulnerável, assim como o contexto da agressão.

Estupro de vulnerável

No ano de 2024, houve registro de 67.204 casos de estupro de vulnerável no país. Um número mais de três vezes maior do que o estupro. Em outras palavras, foram 31,6 casos por grupo de 100 mil habitantes, o que representa um crescimento de 1,0% em relação à 2023.

O Anuário explica que o estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal) ocorre por conta da condição específica da vítima desse crime. São menores de 14 anos ou pessoas que, por enfermidade, deficiência intelectual ou qualquer outra causa, não possam oferecer consentimento ou resistência. Assim, enquanto o estupro (art. 213) se caracteriza por um ato praticado com violência ou grave ameaça, o estupro de vulnerável está fundamentado na incapacidade da vítima de consentir.

“Nesses casos, o ato sexual é considerado criminoso independentemente do uso de força física ou coação, justamente porque a vítima – por sua condição – não possui discernimento suficiente para consentir de forma válida”, diz o estudo.

Fonte: Da Redação

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x