O luto é um processo experimentado com a perda de ente querido, ou mesmo, como resposta à perda de algo significativo. Esse processo pode ter um impacto significativo na saúde mental e emocional de uma pessoa, afetando seu bem-estar de várias formas.
Geralmente durante um período de luto é comum experimentar diversas emoções: tristeza, raiva, culpa, ansiedade e até mesmo alívio. Essas emoções podem ir de intensas a moderadas e variar ao longo do tempo em que o luto durar. O luto pode afetar a saúde mental de uma pessoa, podendo inclusive desenvolver transtornos como depressão e ansiedade. Ainda, o luto pode afetar negativamente no sono, apetite e na capacidade de concentração da pessoa enlutada, o que causa prejuízos na qualidade de vida.
Nas questões emocionais o luto pode fazer com que a pessoa se sinta sobrecarregada, isolada e incapaz de lidar com as emoções. O apoio a quem está passando por um processo de luto é fundamental. Reconhecer o impacto que o luto causa na saúde mental e emocional é de suma importância, assim como, buscar ajuda de profissional da Psicologia que adotará protocolos para ressignificar e ajudar a pessoa a enfrentar o luto causado por essa perda de ente querido.
O profissional da Psicologia ajudará bastante nesse enfrentamento do processo de luto, assim como, indicará maneiras saudáveis de como lidar com a dor e a tristeza. Enfim, adotará estratégias eficazes que irão auxiliar no enfrentamento desse momento delicado, auxiliando no processo de cura emocional.
Algumas dicas podem ajudar nesse enfrentamento do processo de luto, como permitir-se vivenciar as emoções que inevitavelmente surgem nesses momentos de tristeza, raiva, culpa e, mesmo, de alívio. A negação ou reprimir esses sentimentos pode prolongar e agravar o processo de luto, dificultando a aceitação da perda; buscar apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais da Psicologia pode ser bastante benéfico. Falar sobre os sentimentos e emoções que estão aflorados pode ajudar a aliviar o peso emocional e promover a expressão saudável das emoções; praticar o autocuidado é importante para lidar com o luto. Cuidar do corpo e da mente através de atividades como exercícios físicos, alimentação saudável e momentos de relaxamento com amigos e familiares, pode contribuir para o bem-estar emocional durante esse momento difícil; estabelecer rituais de despedida simbólicos ajudam no processo de aceitação da perda. Realizar cerimônias ou homenagens em memória do ente querido pode proporcionar conforto e auxiliar na elaboração do luto; buscar fazer atividades que tragam conforto, mudando o foco sobre a perda do ente querido.
Lidar com o processo de luto de forma saudável requer tempo, compreensão e cuidados consigo mesmo. Adotar estratégias eficazes e buscar apoio emocional, torna a passagem por esse momento mais leve. A compreensão e empatia de amigos e familiares com a pessoa que está lidando com a perda de um ente querido é de suma importância, pois, o simples ato de ouvir e estar presente pode ser reconfortante para quem está passando pelo processo do luto. Esse apoio de terceiros dividindo o fardo emocional com a pessoa enlutada, faz com que alivie o peso do fardo carregado.
O apoio prático de amigos e familiares ajudando nas tarefas diárias, ajuda financeira se possível, cuidar das questões burocráticas ou simplesmente estar presente ouvindo o enlutado, são ações práticas que demonstram para a pessoa que ela não está sozinha e que há pessoas dispostas a ajudá-la durante esse momento difícil. Isso reduz o isolamento sentido pela pessoa enlutada, pois sentirá que tem pessoas que se importam com sua dor e querem se solidarizar, acolher e dividir a dor do luto. O apoio de amigos e familiares desempenham um papel fundamental no processo de luto, pois proporciona acolhimento, conforto, compreensão e suporte emocional/prático. Ter pessoas acolhedoras para compartilhar esse momento difícil faz toda a diferença no processo de superação do luto.

Hismayla Pinheiro é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica com mais de 7 anos de experiência em consultório. Por aqui ela traz orientações valiosas nesse divã virtual de como manter sua saúde mental. Agende sua consulta: (95) 99144-1131

