O Ministério Público de Roraima promove em agosto o curso de Técnicas Básicas de Primeiros Socorros e Curativos Simples para habilitar mulheres em situação de vulnerabilidade. O órgão ofertou 30 vagas.
A iniciativa é uma parceria com o Centro de Capacitação e Ensino Profissionalizante (CCENP) e faz parte do Projeto “Cuidado que liberta”. O curso terá certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e contemplará quatro módulos com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores voluntários.
Conforme a coordenadora do Centro, o projeto tem o intuito de proporcionar oportunidades a partir de uma nova qualificação certificada. “O curso é voltado tanto na área de curativos, primeiros socorros, como também os cuidados paliativos. São novas habilidades que ajudarão a lidar com situações no dia a dia, além de poder se transformar em uma fonte de renda”, destacou.
A ação integra o programa “MPRR em Ação: Mulher Protegida, Sociedade Fortalecida”. A iniciativa reúne diversos projetos e atividades que visam fortalecer a autonomia das mulheres e, assim, ajudá-las a romper ciclos de dependência e violência.
“O MPRR integra a campanha nacional ‘Respeito e Inclusão no Enfrentamento ao Feminicídio’ e se preocupa com a transformação social ao ofertar condições a essas mulheres de ter uma qualificação profissional em um curto período de tempo. É uma forma de buscarem autonomia como meio de autodeterminação e independência socioeconômica em relação a parceiros ou outros familiares”, explica a promotora Lucimara Campaner.
O MP lançou o primeiro módulo no último dia 8 de agosto. Além disso, a data marcou a conclusão do curso de manicure e pedicure. A meta é que todas as mulheres atendidas por meio das qualificações recebam certificados durante o Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha, que ocorrerá no próximo dia 29 de agosto.
Fonte: Da Redação

