Inscrições para curso de especialização em Enfermagem Obstétrica encerram amanhã, 15

Previsão é que o curso inicie em outubro. Objetivo é fortalecer a atuação de enfermeiras obstétricas no SUS

Inscrições para curso de especialização em Enfermagem Obstétrica encerram amanhã, 15
Foto: Reprodução/Jcomp/Freepik

Encerram nesta sexta-feira, 15, as inscrições para o curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Alyne (CEEO-Rede Alyne). A capacitação é pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Ao todo, a instituição oferta 15 vagas destinadas para enfermeiros que atuam na atenção à saúde das mulheres. Isso por período mínimo de um ano, em serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos 15 municípios de Roraima.

Como fazer a inscrição

Os interessados poderão realizar sua inscrição na página institucional do curso. Segundo o edital, é necessário preencher o formulário de inscrição. Além disso, anexar documentação obrigatória, como fotografia 3X4, RG e CPF, certidão de nascimento e/ou casamento, cópia do diploma de graduação em Enfermagem (frente e verso), cópia da cédula de identidade do Conselho Regional de Enfermagem do estado correspondente à região de saúde para o qual o candidato se inscrever, comprovante de experiência profissional como enfermeiro, entre outros.

O mesmo modo, o curso pretende expandir e fortalecer a atuação de enfermeiras obstétricas no SUS, com base nos princípios da descentralização e regionalização. Ou seja pelo fortalecimento da enfermagem no SUS, qualificação do cuidado, integração ensino-serviço, formação-intervenção, equidade, direitos reprodutivos e combate às violências estruturais.

O projeto na UFRR está sob a coordenação das professoras Cintia Freitas Casimiro e Barbara Almeida Soares Dias. Elas então enfatizaram a importância do curso de especialização para o profissional de enfermagem.

“É um diferencial notável na formação de enfermeiros que desejam ir além e se tornarem referências no cuidado à mulher durante a gestação, o parto e o puerpério, pois capacita esses profissionais para atuarem de forma humanizada, ética e baseada nas melhores evidências científica”, destaca a coordenadora local e professora do curso de Enfermagem, Cintia Freitas Casimiro.

Por fim, a previsão para início do curso é em outubro deste ano e para conferir o edital completo com todas as informações, basta acessar a página da UFMG referente a especialização.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x