Ação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami apreende 700 litros de combustível e 300 kg de mantimentos

Fiscalização realizada tem como objetivo estrangular a logística e infraestrutura das atividades ilegais no território indígena

Ação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami apreende 700 litros de combustível e 300 kg de mantimentos
Os itens estavam organizados e até marcados, reforçando a existência de uma logística para abastecer as frentes ilegais – Foto: Casa de Governo

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob coordenação da Casa de Governo e com apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) realizaram, no último dia 24 de agosto, patrulhamentos em pontos estratégicos de Roraima para combater a cadeia de abastecimento do garimpo ilegal.

As fiscalizações ocorreram nos entornos de Samaúma e Campos Novos, regiões que historicamente funcionam como corredores clandestinos de suprimentos. Durante a operação, as equipes apreenderam cerca de 300 quilos de mantimentos e diversos materiais usados para manter a atividade criminosa. Entre os itens estavam 14 carotes de combustível — o equivalente a 700 litros —, assim como uma bomba de abastecimento, peças de maquinário e ferramentas.

Os materiais estavam em um depósito clandestino descoberto pela fiscalização em área rural. Os garimpeiros haviam escondido combustível, mantimentos e utensílios em meio à vegetação. Os itens estavam organizados e até marcados com apelidos que indicavam os destinatários, reforçando a existência de uma logística estruturada para abastecer garimpo ilegal.

Nas proximidades, foi encontrada ainda uma pista que pode ter sido usada como apoio aéreo, ampliando, assim, a rede de suprimento para dentro da Terra Indígena Yanomami. As equipes encaminharam todo o material recolhido à Polícia Federal, em Boa Vista.

Destinação

Os mantimentos, que iriam para acampamentos ilegais no interior da floresta, vão agora para o projeto da Polícia Militar Mirim de Mucajaí, iniciativa da Polícia Militar de Roraima voltada para jovens da região. Além disso, o combustível apreendido terá como destino a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que atua no território.

Em Samaúma, outro foco da operação, a presença ostensiva das equipes reforçou o bloqueio de uma das principais rotas terrestres utilizadas por garimpeiros para transporte de suprimentos, peças e combustível. A região é alvo frequente das operações de desintrusão justamente por sua importância no mapa logístico da mineração ilegal.

Em Boa Vista, a Força Nacional também intensificou o policiamento urbano, ampliando, desse modo, a presença do Estado na capital de Roraima.

Fonte: Agência GOV

0
Would love your thoughts, please comment.x